Responsáveis pela Qualidade do Software

Antes de falar em responsabilidades, vamos as definições. Mas o que é qualidade de software?

“Segundo a norma ISO 9000 (versão 2000), a qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes.” [1]

Sendo assim, podemos dizer que um sistema que atenda as normas de qualidade é aquele que foi estruturado desde seus requisitos, ou seja, quando as necessidades do usuário\cliente foram levantadas, compreendidas e as expectativas entre ambas as partes foram estabelecidas para serem desenvolvidas na sequência, de acordo com o que foi proposto. São aplicados processos e ferramentas para que esse objetivo seja alcançado.

Exemplo do mapa de qualidade da MATERA System
Exemplo do mapa de qualidade da MATERA System [2]

Se formos mais além, quando falamos em qualidade olhamos de forma mais ampla para o fluxo proposto,  não somente se o requisito foi atendido. Verificamos os fluxos alternativos que podem acontecer nesse principal e trataremos eles de forma minimizar possíveis impactos nos processos. Pensamos na usabilidade também, de forma que o sistema seja mais amigável possível para os usuários. Enfim, são vários os fatores, áreas e pessoas envolvidas para que a qualidade do software aconteça.

Muitas vezes, quando falamos de projetos, é comum o equívoco que os únicos responsáveis” pela qualidade de um software é a equipe de teste, com papel de validar e garantir que o resultado final esteja de acordo com o que foi solicitado pelo cliente, descrito nos documentos que são passados para equipe, com menor número de erros possível.

É evidente que como os testadores validam o software estão extremamente ligados com sua qualidade, no entanto, é importante ressaltar que não são os “únicos responsáveis” por ela. Defino a qualidade de um software como um conjunto de ações integradas entre a equipe que desenvolve o software, para fazê-lo da melhor maneira possível. Quando falo “equipe que desenvolve” não estou me restringindo somente a codificação. Todos que participam do projeto de uma forma ou de outra contribuem para seu desenvolvimento.

Até que cheguemos a um “entregável”, o software passa por um ciclo. Para garantirmos a qualidade é necessário que todos os envolvidos nesse processo estejam comprometidos e executem a sua parte com qualidade também, da melhor maneira possível: requisitos com levantamento das necessidades do software bem definidas e esclarecidas, documentadas de forma que toda a equipe compreenda e desenvolva o proposta do sistema corretamente; análise técnica das alterações, com os impactos levantados antes da codificação; codificação bem estruturada, de fácil manutenção com testes unitários realizados; comunicação da equipe alinhada com as alterações\impactos analisados; testes com compreensão da proposta, garantindo se o que foi desenvolvido atende o que foi solicitado antes de realizarmos a entrega, e por fim, a implantação no cliente. É esse trabalho em conjunto que faz a diferença na qualidade do software.

E mais uma vez ressalto, TODOS os envolvidos com o desenvolvimento do sistema tem sua parcela de responsabilidade pela qualidade dos produtos que desenvolvem.

Referências

[1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade_de_software

[2]http://www.matera.com/br/2012/03/a-visao-da-matera-sobre-qualidade-de-software/

Links Externos

 http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9000

http://pt.wikipedia.org/wiki/Qualidade

Por ARIANE FERREIRA IZAC

Analista apaixonada por testes, dançarina, corredora e colecionadora de viagens! Filha de peixe (jornalista) peixinho (blogueira) é. Meu grupo no LinkedIn só poderia ser "Diário de uma paixão: Teste de Software"

Postado em: 05 de dezembro de 2014

Confira outros artigos do nosso blog

A Conta Digital virou a nova paleteria mexicana?

12 de fevereiro de 2020

Fabiano Amaro Costa

Experiência do usuário a partir do Pagamento Instantâneo

04 de fevereiro de 2020

Fabiano Amaro Costa

Qual é o futuro dos pagamentos?

21 de janeiro de 2020

Fabiano Amaro Costa

O que foi o evento Matera Instant Payments?

16 de janeiro de 2020

Marcela Ferreira

Deixe seu comentário