Tags:

Significado no trabalho

Há alguns anos, tive contato com um artigo escrito por Dave and Wendy Ulrich que foi publicado em junho/2010 pela Harvard Business Review (“Getting Beyond Engagement to Creating Meaning at Work”) que trata um tema bastante interessante sobre o significado do trabalho para cada um dos colaboradores de uma empresa.

Esse tema é bastante abrangente e intrínseco a cada um e dependendo das percepções, pode ganhar significado nos mais variados ambiente e/ou circunstâncias além do seu conceito não estar limitado apenas ao contexto de status, cargo e salários.

A criação de significado compreende um processo constante de práticas e vivências e vai sendo desenvolvido ao longo da vida pessoal e profissional do indivíduo.

Pensando na MATERA, trabalhamos para aumentar a fidelização e a satisfação dos nossos clientes, sendo assim, valorizamos e incentivamos a participação dos nossos colaboradores no processo de construção de uma empresa mais sustentável e competitiva, pois nosso objetivo maior é que cada um tenha consciência do seu papel e sua influência dentro do todo.

Acreditamos que as pessoas relacionam e internalizam o significado do trabalho às suas atividades cotidianas, ou seja, através do seu próprio núcleo de pessoas, rotina, e através do exemplo de outros colaboradores e líderes aprendemos, ressignificamos e engajamos nossos colaboradores.

Para estimulá-los, reforçamos e vivenciamos no nosso dia a dia de trabalho os valores da MATERA que estão expressos em nosso “propósito e manifesto”. Existem grupos de trabalho que têm a missão de divulgar e apoiar estas ações para que todos tenham a consciência da relação entre o que fazemos com o que entregamos aos nossos clientes e a importância disso para cada um.

E a partir daí temos outras ações que tem o objetivo de conectar nosso propósito aos dos nossos colaboradores: através das nossas avaliações de desempenho ajudamos uns aos outros a identificar e desenvolver as suas habilidades possibilitando uma nova forma de enfrentar os desafios e de ampliar as suas experiências.

Somos conscientes da nossa responsabilidade social e encorajamos a cidadania através do “gente em ação”, onde realizamos várias frentes para ajudar entidades assistenciais voltadas para crianças e adolescentes, e sendo assim, através de pequenos gestos humanizamos nosso ambiente de trabalho e ao mesmo tempo a nós mesmos.

Como resultado destas e outras várias ações comemoramos e estimulamos o estreitamento de relações e amizades, o que nos permitem acreditar que com esta dinâmica positiva temos clientes e profissionais satisfeitos. E isto se confirma em nossas pesquisas de clima. Desde 2008, estamos no ranking das melhores empresas para se trabalhar, segundo o Instituto Great Place to Work.

E além de tudo isso, ainda nos divertimos. Todos os meses temos a comemoração dos aniversariantes do mês e neste dia ganhamos presentes !!! Mas não para por ai! Ainda temos os happy hours de áreas, páscoa, festa junina e confraternização de fim de ano.

Neste clima agradável e amistoso fica muito mais fácil encontrar o significado do trabalho.

Para ter acesso ao artigo original que inspirou essa publicação, basta consultar: https://hbr.org/2010/06/getting-beyond-engagement-to-c/

Por RODRIGO TRONQUINI

Postado em: 26 de dezembro de 2014

Confira outros artigos do nosso blog

Atração de talentos: recrutamento da Matera é reconhecido pelo Linkedin

17 de julho de 2018

Fernando Porto

Dia de Folia: um exemplo de integração entre trabalho e família

11 de julho de 2018

Fernando Porto

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Deixe seu comentário