Tags:

Sistema de Compensação da MATERA preparado para o DAD Eletrônico

A MATERA, preocupada em manter os seus sistemas aderentes às novas legislações, executou um projeto que gerou como resultado, uma nova funcionalidade dentro do Sistema de Compensação e que foi disponibilizada sem custos a todos os nossos clientes: o DAD Eletrônico.

Mas, o que significa o DAD Eletrônico?

DAD significa Documento de Acerto de Diferença e é destinado à solicitação de acerto de diferença relacionadas a troca ou devoluções de cheques (com imagem) entre as Instituições Financeiras. Até então, as solicitações de acerto eram feitas manualmente, com troca física dos documentos.

Em maio de 2015  foi divulgada a Circular Compe 2015/003 (de 29/05/2015, divulgada pelo BANCO DO BRASIL que é o Executante da COMPE e também através da CARTA DO EXECUTANTE – 2015/168 de 01/06/2015 onde divulgou-se o Manual Operacional e Manual Técnico do DAD Eletrônico) que trata sobre o DAD Eletrônico, que nada mais é do que eliminar a necessidade de tráfego de papéis (documentos comprobatórios) entre as Instituições Financeiras, permitindo o processamento individualizado dos acertos referentes as diferenças identificadas na compensação de cheques (troca e devolução), envolvendo cheques de valor abaixo do limite do VLB-Cheque, inclusive na impugnação (oposição) de devolução e o tratamento de duplicidades.

Ou seja, ao invés da troca física dos documentos, agora tudo será feito via troca de arquivos.

Como foi o projeto e o que há de novo no Sistema de Compensação da MATERA?

O projeto teve inicio em Agosto de 2015, com a análise e entendimento da legislação, posterior criação dos documentos de especificação funcional e estudos dos impactos nos demais sistemas que compõem a suite MATERA Banco.

Foi um projeto grande pois primeiro foi necessário  adaptar a funcionalidade de Cheques, já existente no Sistema de Compensação, para só depois iniciarmos efetivamente a implementação do DAD Eletrônico.

Após dois meses de trabalho intenso, disponibilizamos no final de Fevereiro de 2016, nas versões 7.05.04 e 7.06.01, os itens básicos para os nossos clientes operarem com o envio e recebimento dos arquivos principais (DAD604, DAD606, DAD614 e DAD616) que compõem o DAD Eletrônico.

Para conhecer essa e outras funcionalidades ou sistemas que compõem o portifólio de soluções da MATERA, acesse a página:  http://www.matera.com/br/solucoes/mercado-financeiro/.

 

Referência: http://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/compe/dwn/CCompe2015003.pdf

Por SABINE FINHANA

Analista de Requisitos, blogueira nas horas vagas e MATERANA há quase 7 anos. Por ter adotado um novo estilo de vida, hoje é apaixonada por atividade física e tenta passar tudo o que aprendeu a quem estiver disposto a aprender e ouvir um pouco da sua história.

Postado em: 01 de abril de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

PSD2: como o Open Banking foi regulamentado na Europa

20 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Smart Contracts: o que são e como funcionam?

18 de junho de 2018

Tássia Rande

O open banking é uma ameaça aos bancos?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Por que o Banco Central poderá regulamentar o Open Banking no Brasil?

11 de junho de 2018

Caue dos Santos Pereira

Deixe seu comentário