Sistema Sped Fiscal – EFD Contribuições

O projeto Sped (Sistema Publico de Escrituração Digital) a que se refere o Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, busca promover a integração dos fiscos federal, estaduais, Distrito Federal e, futuramente, municipais, e dos Órgãos de Controle mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das informações fiscais digitais, bem como integrar todo o processo relativo à escrituração fiscal, com a substituição do atual documentário em meio físico (papel) por documento eletrônico com validade jurídica para todos os fins.

A EFD-Contribuições (Escrituração Fiscal Digital das Contribuições) é parte integrante do Sped e trata-se de um arquivo digital, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.

O sistema Sped Fiscal (Livros Fiscais) disponibiliza aos clientes da MATERA um módulo para geração deste arquivo que deverá ser entregue mensalmente a RFB*. Este módulo recupera informações dos legados MATERA, bem como possibilita a importação de dados através de leiuates específicos.

A entrega deste arquivo iniciou-se no mês de março/2012 para as empresas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real. Os clientes da MATERA já estão entregando esta obrigação dentro do prazo exigido, conforme estatística apresentada a seguir:

Fato Gerador Janeiro/2012    x    Fato Gerador Fevereiro 2012

O empenho, a dedicação e o apoio da MATERA durante todo o processo, desde a implantação do produto até a geração e entrega do arquivo para a Receita Federal, tem sido motivo de muitos elogios por parte dos clientes.

Caso sua empresa tenha interesse em conhecer esta solução, entre em contato com a equipe comercial da MATERA.

* conforme cronograma atualizado pela Instrução Normativa RFB nº 1.218, de 2011

Fonte: SPED – Sistema Público de Escrituração Digital

Por MATERA SYSTEMS

Postado em: 18 de maio de 2012

Confira outros artigos do nosso blog

eSocial

25 de fevereiro de 2016

Karime de Godoy Saab Abrão

SPED EFD-REINF 2016 – VOCÊ ESTÁ PREPARADO ?

22 de janeiro de 2016

Ana Paula Mathias Rabelo Peixoto

O que é o Bloco K do Sped Fiscal ?

30 de dezembro de 2015

Roulien Bologni Peres

Controle Orçamentário

18 de novembro de 2015

Karime de Godoy Saab Abrão

Deixe seu comentário