Tags:

Site da MATERA passa a utilizar CDN

CDN, ou Content Delivery Network, é um serviço que oferece armazenamento virtualmente infinito a um preço razoável (é cobrado por Megabyte acessado). O objetivo é distribuir alguns componentes do website por vários servidores espalhados pelo mundo de maneira a serem carregados pelo servidor que está mais perto de quem acessa. Esta distribuição tem enfoque em conteúdos estáticos (imagens, vídeos, arquivos JavaScript, CSS etc.) com baixa latência, mas também atende à conteúdos dinâmicos, streaming e conteúdo interativo. Para essa finalidade a MATERA utiliza dois grandes fornecedores de CDN: a UPX como primária e a Amazon como secundária.

Recentemente, a MATERA Systems configurou este serviço para o próprio site na UPX e percebeu uma grande melhora na velocidade do carregamento de imagens e outros arquivos, o que reflete diretamente na satisfação de quem visita o websitepermanência e interação com os conteúdos. Além disso, é importante ressaltar que o processo para configurar a CDN para a plataforma WordPress se mostrou bastante simples.

Você usa WordPress e deseja colocar seus arquivos na CDN? Confira abaixo um tutorial bem simples de como fazer a configuração em poucos passos.

Se deseja configurar a Cloudfront da Amazon, siga os 5 passos a seguir. Caso prefira a UPX, como foi feito com o site da MATERA, basta informá-los sobre a configuração de seu site na CDN e pular os 3 primeiros passos, fazendo apenas a configuração do WordPress.

1-) Faça login no console da AWShttps://console.aws.amazon.com/cloudfront/home e clique no botão Create Distribution.

cdn_1

2-) Selecione o método de entrega Download, que deve estar selecionado por padrão, e clique em Continue.

cdn2

3-) Uma vez completado o processo, a nova distribuição irá aparecer na lista CloudFront Distribution. Guarde o valor do Domain Name, pois você irá utilizá-lo num passo mais adiante.

cdn3

4-) No WordPress, foi utilizado o plugin W3 Total Cache. Nas configurações deste, procure pela seção CDN, configure para Generic Mirror e clique em Save all settings.

cdn4

5-) Então, procure o submenu CDN do W3 Total Cache e encontre a seção Configuration.

No campo “Replace site’s hostname with:” cole o valor de Domain Name que você reservou da CloudFront Distribution. 

cdn5

Além destas básicas, a CDN oferece outras configurações para aumentar a performance do seu site. Confira conosco qual seria a melhor opção para o seu caso.

A MATERA possui expertise para otimizar os serviços de CDN e sabe como ajudá-lo nisso!

Saiba mais sobre os serviços de Migração e Gerenciamento de Aplicativos na Nuvem.

Por VALMIR MASSAFERA JR

Designer cheio de ideias, está sempre buscando se há formas de otimizar qualquer comunicação gráfica que encontra. Nerd convicto, nas horas vagas pensa que para ser o Batman só lhe falta o mordomo.

Postado em: 27 de março de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário