Tags:

Solução para Antecipação de Pagamentos é destaque da MATERA no CIAB 2013

Empresa desenvolve novos produtos e incorpora outros ao seu portfólio, através de parcerias e aquisições, para gerar novas oportunidades ao setor e reduzir seus custos de TI

Em sua 12ª participação no CIAB FEBRABAN, a MATERA Systems, empresa com o portfólio mais completo de soluções de TI para o mercado financeiro, apresenta as inovações incorporadas à sua solução de Internet Banking.

A nova funcionalidade de Antecipação de Pagamentos promete atender uma nova demanda do setor: permite que a instituição financeira ofereça aos fornecedores de empresas com grandes volumes de pagamentos a possibilidade de antecipação dos valores que têm a receber delas. As principais vantagens para a instituição, além das taxas de juros a cobrar, são a redução dos seus custos operacionais por oferecer o serviço online e self-service, o baixo risco na operação, por se tratar apenas de pagamentos já autorizados pelas empresas, e a possibilidade do aumento expressivo da sua carteira de clientes.

Outra novidade do Internet Banking é a adoção do conceito de design responsivo, o que o faz adaptar-se automaticamente ao tamanho da tela, seja um dispositivo móvel ou um desktop. Desta forma, um único Internet Banking consegue atender todo tipo de usuário, sem duplicação de custos para a instituição. Com isso, a MATERA passa a oferecer ao mercado serviços online antes acessíveis apenas às grandes instituições, possibilitando a redução de custos através de serviços self-service.

 “Nosso objetivo com essas constantes evoluções é disponibilizar ao mercado a solução mais completa e robusta. Por isso, estamos sempre desenvolvendo, adquirindo e integrando soluções de parceiros à nossa suíte de produtos”, explica o CEO da MATERA Systems, Carlos Augusto Leite Netto. Um exemplo de parceria é a oferta do DLO (Demonstrativo de Limites Operacionais) em conjunto com a MVAR, empresa brasileira que atua na área de gestão de riscos oferecendo produtos e serviços para instituições financeiras, fundos de pensão, seguradoras, asset managers e corporações em geral. O principal objetivo desse produto é a apuração da margem de capital regulatório, limites e padrões mínimos exigidos pelo BACEN. Além disso, o produto proporciona o cálculo das parcelas do DLO utilizando regras de ponderação previamente cadastradas, fácil integração com demais sistemas, controle e acompanhamento do envio e processamento dos documentos 2041 e 2051 para o BACEN.

 Nesta linha de complementar seu portfólio de produtos, a MATERA também adquiriu a solução de Commodities e Futuros, da empresa Suportsys. Esta permite fazer a gestão de todas as operações no mercado futuro e os clientes atuais da solução passarão a ser atendidos pela MATERA a partir de 1º de julho.

 “Oferecemos todos esses produtos com foco em diminuir os custos operacionais de nossos clientes e potencializar sua atuação, facilitando os processos”, ressalta Netto.

Também com o objetivo de reduzir custos e de se adequar à necessidade das instituições financeiras, a empresa ampliou a forma de entrega de seus produtos em mais três modalidades: Virtual Appliance, In a Box e SaaS (Software as a Service).

 Quando se adquire as soluções pelo modelo Virtual Appliance, o cliente recebe um ”pacote virtual” com o sistema pré-configurado e pré-parametrizado, além de todos os elementos de infraestrutura como banco de dados, sistema operacional, application server, entre outros. A grande vantagem é a simplificação da implementação, pois basta plugar este pacote no servidor da instituição para começar a operar as soluções. Este modelo de negócio é ideal para bancos em fase abertura, que precisam reduzir seus custos e possuem ambiente de TI compatível com virtualização. Toda a manutenção e atualização são de responsabilidade da MATERA.

 Já na modalidade In a Box, toda a operação, atualização e manutenção são da mesma forma, porém, na ausência da virtualização, os sistemas e os elementos de infraestrutura são instalados localmente no servidor da instituição. Para o modelo SaaS, a instituição financeira utiliza as soluções da MATERA por meio da extranet da Rede de Telecomunicações para o Mercado (RTM), empresa que hoje conecta mais de 500 instituições em 21 estados brasileiros. A solução em cloud computing privada é escalonável, segura e dispensa a necessidade de estrutura física, com servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação, além de investimentos em licenças e hardware.

 As novidades da MATERA estão sendo apresentadas no estande B18.

Por MARKETING

Postado em: 12 de junho de 2013

Confira outros artigos do nosso blog

Nova diretoria de Inovação e Negócios da MATERA busca parcerias

20 de abril de 2017

Vania Hoshii

Páscoa Feliz 2017

18 de abril de 2017

Tamiris Fernanda Cella

Hackathon Internet Banking: UI/UX + APIs

15 de março de 2017

Pedro Farci

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Deixe seu comentário