Soluções da MATERA Systems já atendem às resoluções de Nova Cobrança e Gestão de Capital

Empresa investe constantemente na evolução de seus produtos garantindo segurança aos clientes

Atender prontamente às mudanças e evoluções legais é prioridade no dia a dia da MATERA Systems, empresa brasileira de tecnologia reconhecida por ter a suíte mais abrangente voltada ao mercado financeiro e de pagamentos.
A empresa já tem sistemas em funcionamento para a resolução 3.688 do Banco Central sobre a obrigatoriedade da Gestão de Capital das instituições financeiras, assim como acompanha as fases de implementação do Projeto Nova Cobrança, desenvolvido pela Febraban e a CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos. Ambos os produtos serão apresentados no CIAB FEBRABAN 2016, que acontece entre os dias 21 e 23 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Gestão de Capital
A Resolução 3.688 do Banco Central estabelece que as instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Bacen devem implementar estrutura de gerenciamento de capital compatível com a natureza das suas operações, a complexidade dos produtos e serviços oferecidos, e a dimensão de sua exposição a riscos.

De acordo com o texto, a estrutura de gerenciamento de capital deve prever mecanismos que possibilitem a identificação e a avaliação dos riscos relevantes incorridos pela instituição, além de um plano de capital que considere ameaças e oportunidades relativas ao ambiente econômico e de negócios, projeções dos valores de ativos e passivos, bem como das receitas e despesas, entre outros.

“A MATERA Systems transformou todos os indicativos em um sistema que permite projeções e análises de maneira rápida e precisa. A captura dos dados é automática, fazendo com que a equipe de riscos dedique o tempo para as análises e planos de ação”, explica Alexandre Oliveira, diretor executivo da MATERA para soluções em Gestão de Riscos.

Nova Cobrança – Fase 2
Em agosto de 2015 a MATERA Systems disponibilizou aos seus clientes, as alterações necessárias aos sistemas de DDA e Cobrança, para enquadramento nas regras de Nova Cobrança dos bancos emissores de boleto. O objetivo do projeto desenvolvido pela FEBRABAN, junto à CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, foi tornar a cobrança bancária mais segura para clientes e bancos. A principal mudança foi o cadastro de todos os beneficiários, como forma de identificar e inativar os considerados inaptos (fraudadores).

A Fase II observa o cadastro centralizado de boletos de cobrança, como forma de mitigar o risco de alterações no documento físico, bem como finalizar a emissão de boletos sem registro. A MATERA Systems está com equipe dedicada nos sistemas DDA, Cobrança e Convênios, para adequação às regras e leiautes. As principais mudanças contemplam a consulta on-line à base centralizada (CIP), pagamentos de boletos vencidos em qualquer banco, pagamentos parciais e de valores entre ranges (mínimo e máximo).

“A nossa expertise no mercado financeiro e o acompanhamento rigoroso dos Órgãos Reguladores, nos possibilitam agir rapidamente para atender às demandas dos nossos clientes. A Fase I da Nova Cobrança já está disponível em nossa solução DDA e em nosso sistema de Cobrança, que pode ser adquirido separadamente”, explica Carlos Augusto Leite Netto, CEO da MATERA Systems.

Além da redução de perda por fraudes, as instituições financeiras e de pagamentos e
e-commerces serão beneficiados indiretamente pela diminuição do desgaste da imagem institucional, gerada por problemas com boletos fraudulentos e ainda, pela redução do trabalho de atendimento e averiguação dos casos.

CIAB FEBRABAN 2016
Data: 21 a 23 de junho de 2016
Local: Transamérica Expo Center (Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro)
MATERA Systems no CIAB: Pavilhão B | Stand B57
http://www.ciab.org.br

Por VANIA HOSHII

Publicitária e Marketeira na área de TI desde 97, MATERANA há 16 anos por orgulho, Blogueira por prazer, Crossfiteira por paixão, Corredora por empolgação, Mãe por missão divina e eterna entusiasta pela vida e pelas pessoas.

Postado em: 20 de junho de 2016

Confira outros artigos do nosso blog

Novos Requerimentos Regulatórios para Risco de Liquidez

04 de novembro de 2016

Alexandre Oliveira

Soluções da MATERA Systems já atendem às resoluções de Nova Cobrança e Gestão de Capital

20 de junho de 2016

Vania Hoshii

MATERA MVAR marcará presença no GRC Summit 2016

09 de março de 2016

Valmir Massafera Jr

MATERA MVAR marcará presença no 5º Congresso Internacional de Gestão de Riscos

18 de setembro de 2015

Caue dos Santos Pereira

Riscos Financeiros e a suas Distribuições de Probabilidade de Perdas

27 de agosto de 2015

Paulo Roberto Godoi de Oliveira

A POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO MERCADO FINANCEIRO

07 de julho de 2015

Ronaldo Cassio Vedoveli

Detalhamento da Parcela RWAcpad

03 de julho de 2015

Danilo Castro

Deixe seu comentário