Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

Sustentabilidade não é apenas Meio Ambiente; Meio Ambiente não é apenas natureza!

Por TAMIRIS FERNANDA CELLA

 

Quando falamos em Sustentabilidade, logo surge em nossa mente a cor verde – para alguns, até mesmo em diversas tonalidades, os próprios sites de pesquisas já trazem resultados assim. No entanto, Sustentabilidade não é somente isso. É um começo, claro! Mas Sustentabilidade envolve o todo, envolve literalmente o meio ambiente em que nos encontramos, que por sua vez, não é apenas a natureza.

 

 

Isso confunde? Sim, às vezes confunde, pois há muito tempo foi imputado desta maneira. Mas, nada como estudar, pesquisar e comprovar que existem aspetos multiformes quando o assunto é Sustentabilidade. Quer um exemplo? O nosso projeto Educa+ é uma iniciativa sustentável, estamos “mexendo” com o todo, com o agora, mas também com o futuro de crianças, através das aulas de inglês e de informática. Ok! Mas isto não é Responsabilidade Social? Sim, também. Por isso que, fazendo aqui um spoiler, existe o Triple Bottom Line na Sustentabilidade, onde condiz com aspectos econômicos, sociais e ambientais.

 

sustentabilidade_multiforme

 

Ainda está meio nebuloso? É só mudarmos a nossa maneira de compreender, pois a sustentabilidade faz parte de tudo, dos negócios, da governança, do compliance, que é muito utilizado pelas empresas e bem importante. Sustentabilidade caminha em todas as áreas, caminha em todo o meio ambiente. Conseguiu perceber alguma diferença?

 

Para exemplificar, ainda que de forma grosseira, porém muito falada: “sustentabilidade não é só abraçar árvore”, aliás, aproveitando a deixa, cientistas comprovam que este ato faz bem à saúde, é só pesquisar ;-). No entanto, retomando o assunto, vamos perceber que com o tempo, as diferenças fazem mais sentido.

 

Aqui na Matera estamos engajados para demonstrar a Sustentabilidade em vários detalhes. Por isso, temos participado de algumas redes, onde a articulação e disseminação de conhecimento entre as empresas acontecem de forma bastante positiva. Lembrando que, a nossa parte de Responsabilidade Social, através do projeto Gente em Ação, já está bem avançada, realizamos diversas ações sociais em prol da comunidade, e sempre oferecemos a oportunidade dos profissionais exercerem o voluntariado em horário de trabalho, pois desta maneira, geramos uma “corrente” e todos são beneficiados.

Por TAMIRIS FERNANDA CELLA

Jornalista e pós graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais. Materana desde 2011 e aproveitando a oportunidade de exercer o voluntariado por meio da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, através do Projeto Gente em Ação.

Postado em: 07 de junho de 2018

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

Deixe seu comentário