Testadores 2015 – Eu Fui

Se compartilhei que iria nesse evento nada mais justo que compartilhar o que vi e qual meu “sentimento” sobre ele. Antes queria me desculpar pelo “delay” em retomar o assunto, mas estava de férias após o evento.

Mas vamos ao que interessa, comentar sobre o Testadores 2015.

Gostei muito da primeira experiência como palestrante. Não sei expressar em palavras o que foi me ver no meio de palestrantes renomados na comunidade de testadores, fiquei muito orgulhosa, não só por ser a única mulher como palestrante em sua primeira palestra cercada por “gigantes”, mas como o Robson (um dos organizadores) comentou, eu fui a única mulher à submeter uma palestra ao evento. Fiquei triste e alegre com tal informação, alegria por ser a única “corajosa”, no entanto, melancólica por ver que hoje ainda existe uma timidez por parte das mulheres com relação a contribuírem em eventos deste tipo. Mulheres de TI, participem como palestrantes. Gostaria de fazer um parenteses nisso e compartilhar um site que encontrei à alguns dias atras,  chamado mulheres palestrantes, é claro que já me inscrevi lá também.

Sobre a minha palestra sai com sentimento de “missão cumprida”, por ter conseguido transmitir minha mensagem: Mostrar que automação de teste de software não é tão simples como parece e como muitos acreditam não é um simples “record and play”. A automação em teste é uma atividade que precisa ser bem planejada, principalmente, visando facilitar a manutenção.  De acordo com alguns comentários deu para perceber que manutenção é ainda uma atividade complicada de manter . Contei também como originou essa palestra, que “nasceu” inicialmente de uma publicação que eu fiz para a revista Engenharia de Software da DevMedia: Automação de teste de software com QF-Test. Originando também uma postagem contendo o mesmo titulo de minha  palestra AUTOMAÇÃO DE TESTES DE SOFTWARE É SÓ RECORD AND PLAY #SQN publicada neste blog.

Comentei também brevemente sobre os Testing Dojos que aplicamos aqui na MATERA em um exemplo de “agir sem pensar, sem parar e pensar na estrutura”, alguns participantes não conheciam os dojos e demonstraram interesse em sua dinâmica.

Registro da palestra
Registro da palestra

Foram 8 palestras ao longo de todo o dia, algumas bem interessantes. Elas foram gravadas, quem quiser conferir estão reunidas no link do evento, que está abaixo, para assisti-las basta fazer um cadastro bem simples:

https://www.eventials.com/locaweb/groups/testadores-2a-edicao/

Gostaria de comentar um pouco sobre algumas palestras que me chamaram mais atenção:

  • Sobre testes de segurança, mostrado na palestra: Testando a segurança de aplicações web, com Vinícius Coque

Em outras palestras o tema testes de segurança foi citado, é algo que recomendo buscar mais informações caso não estejamos inseridos nesse contexto.

Achei interessante o palestrante comentar que algumas empresas contratam outras empresa para testarem vulnerabilidades em seu software sem que os colaboradores de segurança saibam e analisam como tratam as correções, simulando como se fossem ataques reais.

Outro detalhe que comentado foi que esses testes não são tão simples, sendo necessário conhecimento sobre redes\html para simulação de ataques. Atualmente o mercado não possui muitos profissionais com esse skill , especializados em testes de segurança.

  • Sobre criação de ambientes de teste com Docker na palestra: O Fantástico Mundo de Docker, com Stefan Teixeira
Para ser sincera eu não conhecia esse conceito, mas fiquei interessada em descobrir mais a respeito, no final foi recomendo alguns livros e links para consulta.
Citaram como tendência usar esses ambientes, ou seja, mais um assunto para “ficarmos de olho” e nos inteirarmos mais a respeito.
  • Para quem se interessa por design a palestra do Daniel foi muito interessante: ProDUxT: saiba como a experiência do usuário e uma abordagem de design para a inovação pode contribuir para um produto mais competitivo. Com Daniel Lugondi.
  • Para os testadores, vale a pena conferir: Carreiras em Teste de Software – O que mudou? Com Fernando Ruano.

 

Conclusão

Um tema que julgo importante é sobre testes de performance , apesar de não ter visto palestra sobre tal tema no evento fica a dica para quem tem interesse em submeter palestras falarmos mais sobre esse assunto. Assim como eu, acredito que existam outros interessados com dúvidas na implantação e condução desse teste não funcional.

Como comentei na postagem TESTADORES 2015 – EU VOU No primeiro TDC que participei confesso que me sentia tão distante “daquele mundo”, quase como Sherek no reino “far far away”, mas esse evento fiquei muito feliz em ouvir termos conhecidos, ferramentas que já utilizo, mas sempre haverá algo que não se conhece, por isso vou frisar a importância de participarmos mais desses eventos.

Por fim, a mensagem que fica, reforçando novamente, é para começarmos a participar mais desses eventos, seja como ouvintes e por que não como palestrantes? Sempre existirá uma troca de informação e conceitos novos para conhecer e quem sabe alguns despertem nosso interesse para tentarmos nos aprofundar mais em determinado assunto?

Que venham novos eventos! \o/

E não poderia deixar de agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que estivesse lá.

Muito obrigada a todos 🙂

Links:

[1] http://insideoutproject.xyz/mulheres-palestrantes/

[2] http://www.devmedia.com.br/automacao-de-teste-de-software-com-qf-test/33424

[3] http://www.matera.com/br/2015/07/10/automacao-de-testes-de-software-e-so-record-and-play-sqn/

[4] http://www.matera.com/br/2015/05/13/aplicando-testing-dojo/

[5] https://www.eventials.com/locaweb/groups/testadores-2a-edicao/

[6] http://www.matera.com/br/2015/10/26/testadores-2015-eu-vou/

Por ARIANE FERREIRA IZAC

Analista apaixonada por testes, dançarina, corredora e colecionadora de viagens! Filha de peixe (jornalista) peixinho (blogueira) é. Meu grupo no LinkedIn só poderia ser "Diário de uma paixão: Teste de Software"

Postado em: 27 de novembro de 2015

Confira outros artigos do nosso blog

Matera participa da 9ª edição do meetup DevTests Campinas

03 de setembro de 2018

Ariane Ferreira Izac

Teste de mutação com PITest

24 de agosto de 2018

Julio Cesar Consolini

Introdução ao Dev-Test Pairing

13 de junho de 2018

Caio Rizolli

Falando sobre Teste de Intrusão (ou PenTest)

03 de abril de 2018

Jacqueline Costa

Deixe seu comentário