Testes Automáticos no Sistema de Gestão Patrimonial

A MATERA Systems disponibilizou, desde o início de 2013, todas as funcionalidades do sistema de Gestão Patrimonial automatizadas e sendo executadas diariamente de forma rápida e eficaz.

Com apenas 40 minutos de duração, são executados 465 testes que cobrem as principais funcionalidades do sistema. A automação, traz um enorme ganho não só pelo fator tempo, mas contempla outros importantes benefícios, como a descoberta de comportamentos inesperados causados por alterações externas ao sistema, migrações, alterações de runtime, mudanças de código, comportamento dos legados, dentre outros.

Outro ponto positivo, é a utilização da automação para auxiliar na execução dos testes que só podem ser realizados manualmente. Um exemplo, é a inserção automática da massa de dados nas bases de homologação. Isso proporcionou uma redução significativa no tempo investido com testes manuais, tornando-os mais produtivos e incentivando os analistas de testes a executarem testes cada vez mais criativos em busca de novos erros que possam existir.

Com a automatização das funcionalidades concluída, o próximo passo é executar o plano de evolução. O propósito é manter o que já temos e incrementar de forma eficiente e abrangente os testes automáticos de interface. Para isso, dividimos o plano em 4 novas iniciativas, que serão entregues aos clientes a partir de abril deste ano:

  • analisar o backlog de chamados abertos nos últimos dois anos;
  • automatizar os testes referentes às correções de erro, executando-os para todas as versões suportadas pela MATERA;
  • evoluir a automação de acordo com a evolução e melhorias do sistema;
  • executar os testes automáticos em diferentes combinações e ambientes de homologação, como por exemplo, utilizando servidores de aplicação, sistemas operacionais e banco de dados distintos (ampliando em tempo recorde a homologação dos nossos produtos).

Com isso, temos um teste de regressão cada vez mais completo e eficiente, garantindo que o sistema evolua com maior segurança e qualidade para os nossos clientes.

Por THAÍZA ALVES ANDRADE

Postado em: 22 de março de 2013

Confira outros artigos do nosso blog

eSocial

25 de fevereiro de 2016

Karime de Godoy Saab Abrão

SPED EFD-REINF 2016 – VOCÊ ESTÁ PREPARADO ?

22 de janeiro de 2016

Ana Paula Mathias Rabelo Peixoto

O que é o Bloco K do Sped Fiscal ?

30 de dezembro de 2015

Roulien Bologni Peres

Controle Orçamentário

18 de novembro de 2015

Karime de Godoy Saab Abrão

Deixe seu comentário