Trabalho voluntário: um diferencial na vida pessoal e profissional

Há algum  tempo venho postando sobre a importância do trabalho voluntário, a importância de fazermos parte de um meio que se preocupa com o próximo, pois não adianta fugir da realidade: dependemos uns dos outros para levar a vida! E creio que quando vivemos em união, em aliança, é bem melhor enfrentarmos as situações do dia a dia.

Sei que não é simples e fácil se envolver num trabalho assim, pois é totalmente diferente do que vivenciamos na empresa. O voluntariado é contato humano, por isso a “frieza” das nossas ações precisa ser preenchida por alegria, disposição e convicção de que aos nossos olhos, uma “pequena” ajuda pode parecer pouco, mas é o suficiente para criarmos a cultura de ajudarmos uns aos outros.

>> Contrapartida do trabalho voluntário

Engana-se quem pensa que desenvolver trabalho voluntário se limita a fazer novos amigos, a aprender, a trocar experiências etc. Hoje em dia essa dedicação conta muito também na vida profissional e pode ser significativa para a carreira.  As pessoas que se envolvem nessa tarefa possuem forte tendência a serem pró-ativas, capazes de lidar com pessoas diferentes, ter habilidade de comunicação e trabalhar bem em equipe. Todos esses aspectos são muito positivos e influenciam bastante no ambiente de trabalho.

Por isso, fica o desafio para aqueles que desejam crescimento profissional e pessoal. Só não se deixem enganar, considerando suficiente como trabalho voluntário uma visita feita há dois anos atrás em um asilo, por exemplo. Aqui na MATERA vocês têm a chance de atingirem esse nível de entendimento através do Gente em Ação, o qual está de portas abertas para receber voluntários. 😉

Por TAMIRIS FERNANDA CELLA

Jornalista e pós graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais. Materana desde 2011 e aproveitando a oportunidade de exercer o voluntariado por meio da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, através do Projeto Gente em Ação.

Postado em: 19 de junho de 2012

Confira outros artigos do nosso blog

Gente em Ação participa do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial

11 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Sustentabilidade e seus aspectos multiformes

07 de junho de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Agora temos Indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade!

28 de maio de 2018

Silvia Zulin

Consciência Ambiental: juntos preservamos a natureza e minimizamos impactos

23 de maio de 2018

Tamiris Fernanda Cella

Deixe seu comentário