Treinamento Interno: uma ferramenta fundamental para a evolução da capacitação de nossos profissionais

Evoluir o processo de capacitação de nossos profissionais tem sido uma ação constante dentro da MATERA. Atuamos em várias frentes para garantir que a capacitação aconteça, dentre elas temos os treinamentos internos, treinamentos externos, bolsas de estudo e atividades “hands on”. Vou detalhar aqui um pouco mais sobre nossos treinamentos internos.

Semestralmente, a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, responsável pela capacitação dos profissionais da empresa, monta um calendário de treinamentos internos, o qual abrange treinamentos relacionados aos nossos produtos, treinamentos técnicos para desenvolvedores  e profissionais de infraestrutura, treinamentos específicos para as áreas de apoio, treinamentos comportamentais e de processo.

Para garantir a qualidade desses treinamentos, alguns profissionais da MATERA são escolhidos como instrutores internos por sua experiência no assunto abordado e habilidade didática. Esses instrutores são responsáveis pela criação e manutenção dos materiais utilizados (apresentações, exercícios e avaliações), o que tem levado a um resultado muito positivo em termos de qualidade desses treinamentos. Tanto que, pelo segundo ano consecutivo fizemos um happy hour de comemoração entre os instrutores,  que acontecem sempre no mês de agosto.

“Fico contente por ter participado do evento”, diz Matias Schweizer, instrutor do treinamento de Progamação Shell, falando a respeito do último happy hour de instrutores. “Não só vejo uma oportunidade de confraternizar com os instrutores ou rever os amigos, mas também de pensar nisso como um incentivo aos demais colaboradores da MATERA a se candidatarem a instrutores de modo a disseminar os conhecimentos da área ou função onde atuam”.

Valorizamos muito essa atividade aqui na MATERA e estimulamos melhorias contínuas. Um exemplo disso é a vídeo aula, uma ferramenta que estamos agregando em nosso material de capacitação. A vídeo aula foi uma idéia que surgiu dos próprios instrutores que, percebendo a dificuldade de participação dos profissionais que trabalham em clientes ou em home office, tiveram a iniciativa de transformar alguns treinamentos em forma de vídeo, o que possibilita o acesso a mais pessoas e torna alguns treinamentos presenciais mais adequados por dispensarem a participação remota.

Idéias como esta são muito bem-vindas, pois sabemos que capacitação tem sido um tema amplamente discutido nas empresas no sentido de criar mecanismos de potencialização da capacidade de disseminar conhecimento. E, particularmente, aqui na MATERA, acreditamos fortemente que o caminho para a evolução de nossos produtos e serviços passa por aqui!

Por MATERA SYSTEMS

Postado em: 24 de setembro de 2010

Confira outros artigos do nosso blog

Inclusão e deficientes visuais: vamos falar sobre isso?

18 de maio de 2018

Evandro Chequi

MATERA patrocina evento de empreendedorismo para jovens

05 de setembro de 2017

Caue dos Santos Pereira

Participe deste bate-papo e conheça as nossas práticas de gestão de inovação

21 de agosto de 2017

Vania Hoshii

Folia foi o que não faltou!

10 de julho de 2017

Tatiana Araujo

Deixe seu comentário