Tags:

User Story

User stories (histórias do usuário) são uma forma de definir e organizar requisitos em projetos geridos por Metodologias Agéis. São artefatos de desenvolvimento escritos pelo ponto de vista do usuário, em uma linguagem de negócio e resumem, em um parágrafo apenas, as suas necessidades e o que ele espera que o sistema faça por ele.

Surgiram como uma alternativa para especificaçao de requisitos. A grande diferença dessa técnica para o modelo tradicional é o nivel de detalhamento. Enquanto o use case (caso de uso), em uma narrativa impessoal, descreve todas as interações do usuário com o sistema, a user story registra apenas o objetivo do usuário ao utilizar o sistema, forçando a comunicação face a face para o seu entendimento.

Como o detalhamento é feito através de conversas entre a equipe e o usuário, documentos extensos e elaborados são desnecessários. Apenas frases simples (duas ou três linhas) são extraídas do requisito e passadas para um Index Card (um pequeno cartão). Isso pode ser uma vantagem se considerarmos o esforço de um especialista para manter a documentação atualizada.

Uma outra vantagem da user story é que ela fraciona o problema em pequenas partes, ou funcionalidades, o que auxilia na estimava de tempo e esforço de desenvolvimento da solução como um todo e de suas entregas iterativas ao longo do projeto. Ela também guia os testes de aceitação do produto. São utilizadas como comparativo do que foi especificado e solicitado contra o que foi desenvolvido.

Para saber onde aplicar uma técnica ou outra é necessário analisar o contexto onde o projeto está inserido.

Projetos grandes e complexos exigem documentação formal e nem sempre o cliente está disponível para sanar dúvidas. Em casos como esse, use case é o mais recomendado pois fornece muito mais detalhes. Projetos menores onde a equipe é pequena, e a passagem de conhecimento e discussão de funcionalidades é feita verbalmente, user story é uma excelente opção para o desenvolvimento iterativo.

Fonte:

https://www.ibm.com/developerworks/mydeveloperworks/blogs/rationalbrasil/entry/user-stories?lang=en

http://blog.myscrumhalf.com/2011/10/user-stories-o-que-sao-como-usar/

http://www.extremeprogramming.org/rules/userstories.html

Figuras

www.rezimbadesigns.blogspot.com

http://www.how-to-write-a-book-now.com/index-cards.html

Por CAMILA CRISTINA ROCHA

Postado em: 26 de novembro de 2012

Confira outros artigos do nosso blog

REST não é JSON

21 de agosto de 2017

Bruno Sofiato

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

JavaScript 6: diferença entre var, let e const

09 de maio de 2017

Otávio Felipe do Prado

Deixe seu comentário