Utilizando Gradle integrado com Android Studio

android-gradleGradle é uma ferramenta de build e que atualmente foi definida pelo Google como a ferramenta de build padrão para desenvolvimento Android assim como o uso da plataforma Android Studio. O objetivo principal deste post não é explicar detalhadamente cada arquivo gerado pelo Gradle, mas sim mostrar a facilidade de utilizar o Gradle com o Android Studio em um único ambiente.

Para desfrutar das vantagens do Gradle o primeiro passo é criar um projeto no Android Studio. Abra o Android Studio e clique no menu “File -> New Project” preencha os campos necessários e seu projeto será criado. Depois de finalizado a criação, será possível ver que os arquivos do Gradle foram criados automaticamente. Eles podem ser vistos a partir da estrutura de arquivos criada pela interface.

rootFigura 1 – Estrutura de arquivos de um projeto Android

Abaixo segue as principais ferramentas do Gradle que você pode utilizar durante o desenvolvimento do seu projeto Android.

Gradle Tasks

Geralmente no lado direto do Android Studio você vai encontrar uma barra de navegação como algumas abas, uma dessas abas é a “Gradle”. Quando se clica nesta aba é possível ver todos os comandos que podem ser executados para o seu projeto. Esses comandos poderiam ser executados via console separado do Android Studio, porém é muito mais pratico e rápido você dar dois cliques na opção que deseja, ela será executada e você poderá acompanhar a execução atrás do console disponível na plataforma.

tasks
Figura 2 – Gradle Tasks

Gradle Console

Como dito anteriormente no console você pode ver a execução dos comandos Gradle executados para o seu projeto. Para visualizar o console, basta clicar no ícone “Gradle Console” do lado direto.

console
Figura 3 – Gradle Console

Terminal

Se você prefere executar os comandos via terminal, isso não te impede de utilizar o Android Studio, pois outra facilidade que a ferramenta apresenta é o terminal para executar comandos Gradle sem a necessidade de sair da IDE. Para abrir o terminal basta clicar na opção “Terminal” que fica na barra inferior.

terminal
Figura 4 – Gradle Terminal

Sync

Outra funcionalidade oferecida é a de sincronizar os arquivos do Gradle. Quando você atualiza algum dos arquivos do Gradle, basta clicar na opção “Sync Project with Gradle Files” na barra superior e os arquivos serão atualizados.

sync
Figura 5 – Opção de sincronização de arquivos do Gradle

Adicionando dependências

Para adicionar dependências ao projeto, você pode fazer adicionando direto no arquivo “build.gradle” ou pode utilizar a interface provida pela IDE com o plugin do Gradle.

Para usar a interface gráfica clique com o botão direito no módulo “app” e escolha a opção “Open Module Settings”, será aberta uma janela contendo algumas abas de opções que você pode alterar nos arquivos Gradle.

Para adicionar dependências, clique na aba “Dependencies” e depois no botão “+”, será mostrado três opções de dependências: Library Dependency, File Dependency e Module Dependency.

dependencias
Figura 6 – Opções de dependências para o projeto

Escolha qual tipo de dependência deseja adicionar ao seu projeto. Por exemplo, se escolher a opção de adicionar uma biblioteca, será exibido a seguinte tela após clicar na opção “Library Dependency”.  Você pode escolher uma biblioteca digitando o nome dela ou selecionando a partir de uma lista oferecida. Escolha a biblioteca que deseja e clique em “OK”.

escolha_dependencia
Figura 7 – Lista de bibliotecas

Sincronize o projeto usando a funcionalidade “Sync Project with Gradle Files” e depois abra o arquivo “build.gradle ”, você verá que a sua dependência foi inserida com sucesso.

Essas funcionalidades que foram cobertas neste post são bem simples mas muito úteis durante o desenvolvimento de um projeto, pois você consegue trabalhar em seu projeto usando apenas um ambiente que integra com outras ferramentas, como o Gradle.

Links Externos

https://developer.android.com/sdk/installing/studio.html

http://www.gradle.org/

http://rominirani.com/2014/08/19/gradle-tutorial-part-6-android-studio-gradle/

Por MONISE COSTA

Formada em Sistemas de Informação pela PUC Campinas, MATERANA desde 2011. Apaixonada pela área de TI, Analista de Requisitos na maior parte do tempo e desenvolvedora Java/Android por lazer.

Postado em: 17 de novembro de 2014

Confira outros artigos do nosso blog

[Webinar] Profile de aplicações Java com Oracle Mission Control e Flight Recorder

24 de julho de 2017

Danival Calegari

Criando Mocks de serviços REST com SoapUI

27 de junho de 2017

Monise Costa

Three laws that enable agile software development

09 de março de 2017

Celso Gonçalves Junior

Medindo performance de uma API REST

21 de fevereiro de 2017

Monise Costa

Deixe seu comentário