Pular para o conteúdo

3 passos para aumentar o faturamento da sua loja

É preciso ter uma visão estratégica para aumentar o faturamento de um estabelecimento. Algumas ações podem ser fundamentais para melhorar a lucratividade, além de reduzir custos e despesas.

Vamos falar sobre tudo isso e traremos algumas sugestões para que você possa refletir e aplicar no seu negócio.

Antes de seguirmos, porém, é preciso entender o que quer dizer faturamento: é todo recurso acumulado com as vendas. É diferente de lucratividade que, por sua vez, representa o resultado da subtração dos custos e despesas do valor total adquirido pela loja em determinado período. Aumentá-la depende, também, de mapear investimentos, inovar, otimizar e cortar gastos desnecessários.

Este artigo abordará, portanto, maneiras de turbinar as suas vendas! Vamos à leitura?

O que é possível fazer para aumentar o faturamento de um estabelecimento comercial? 

Como empreendedor, você deve ter ouvido diversas vezes e já sabe da importância de um bom planejamento. Mas, nunca é demais reforçar!

Entender o momento do mercado, buscar inovações e aumentar o faturamento são fatores diretamente atrelados ao ato de planejar. A saúde financeira é imprescindível para o crescimento do seu negócio. 

Para isso, tenha como base os três pilares fundamentais de qualquer empresa: número de clientes, frequência de compra e ticket médio das vendas. São os três indicadores impactados diretamente pelos quatro passos que apresentaremos a seguir como sugestões do que você deve fazer para alavancar os resultados.

1 - Mantenha-se em constante atualização

O mercado atualmente é muito dinâmico e exige atenção às mudanças e novidades nas relações de compra e venda. A digitalização, a cada dia, abre novas facilidades para o consumo. Por isso:

  • Qualifique-se ou disponibilize treinamentos aos profissionais que compõem sua equipe de atendimento. Um bom relacionamento com o cliente é sempre uma característica essencial para concretizar vendas;
  • Amplie sua atuação a partir de novos canais de venda e considere, entre outras possibilidades, atuação no e-commerce. O Brasil é o terceiro país que mais compra pela internet no mundo e lidera essa frente na América Latina;
  • Foque na experiência do cliente desde o primeiro contato dele com a sua marca. Confiabilidade, qualidade do produto e de todo o processo de venda e praticidade são requisitos importantes para uma experiência positiva.

2 - Ofereça Pix na sua loja

Já que citamos o fator “praticidade” acima, queremos falar sobre o quanto isso pode influenciar positivamente no momento de acertar a conta.

Independente do tipo de produto que você comercializa, contar com diferentes formas de pagamento representa boa parte da experiência do cliente. Afinal, pode ser fator determinante para a concretização de uma compra. 

Quanto mais praticidade e condições favoráveis ao bolso - principalmente em tempos de instabilidades na economia -, melhor. 

Já falamos sobre o Pix diversas vezes nos conteúdos da Matera e sobre as vantagens de aceitar esse tipo de transação no seu caixa. E, sim, ele pode contribuir para o aumento do seu faturamento!

Informe-se junto ao fornecedor do seu sistema de operação de caixa sobre oportunidades proporcionadas por meios de pagamento. Você pode, inclusive, vir a oferecer novos serviços aos clientes como contas digitais e, em breve, passar a faturar com saques no seu estabelecimento comercial. 

Além disso, o Pix tem a vantagem de disponibilizar o dinheiro na hora (você não precisa aguardar por processos de aprovação e o valor cai na conta assim que a operação é realizada) e tem taxas bem mais atrativas do que as formas de pagamento convencionais, como cobranças de operadoras de cartões de crédito.

3 - Faça promoções para fidelização de clientes

Você já pensou em propor promoções atreladas à forma de pagamento dos produtos? Assim como alguns lojistas possibilitam desconto em pagamentos por boleto bancário - considerando o acerto à vista -, o Pix pode entrar nessa modalidade e oportunizar preços ainda melhores.  

Mais descontos geram mais compras e fazem o consumidor optar sempre pelo seu estabelecimento comercial. A excelência no atendimento unida a preços imbatíveis e condições diferenciadas de pagamento são uma fórmula infalível para a fidelização

Existem soluções no mercado financeiro com novos modelos de negócios propiciados pelo Pix. É possível, por exemplo, investir em softwares de automação comercial que já contem com essa modalidade de pagamento. Ou até mesmo sugerir para o seu atual fornecedor que incorpore a solução. Vale reforçar que a Matera auxilia as software houses a implementarem o pagamento por Pix nos sistema de frente de caixa.

4 - Dicas extras sobre como aumentar o faturamento

Para complementar tudo o que detalhamos acima, anote mais alguns toques que podem fazer a diferença na gestão financeira do seu negócio:

  • Evitar desperdícios;
  • Realizar controle de estoque eficiente;
  • Encontrar bons fornecedores, priorizando sempre uma relação interessante entre custo e benefício;
  • Avaliar terceirização de algumas atividades de forma a profissionalizar algumas ações e a otimizar a sua dedicação à visão estratégica;
  • Apostar em ações de marketing digital;
  • Fazer auditorias de despesas.

Por último e o mais importante: já que falamos tanto sobre o Pix e as oportunidades que essa nova modalidade de pagamento tem apresentado, acesse mais um conteúdo da Matera e entenda como aproveitar essas vantagens e se destacar ao máximo diante da concorrência!