Pular para o conteúdo

Ação de ESG da Matera promove o incentivo e a valorização do professor

Com a pandemia, o setor de educação foi atingido de forma direta com o fechamento das escolas. Como consequência, o trabalho pedagógico remoto gerou sobrecarga emocional e psicológica não somente nos alunos, mas também nos professores. Diante das incertezas em relação ao futuro e das emoções intensificadas, o Comitê de Educação da Matera, em parceria com a Escola Estadual Horta Lisboa, de Campinas, apadrinhada no programa Adoção Afetiva há dois anos, decidiu iniciar as ações do ano de 2021 organizando um evento focado no acolhimento e valorização desses profissionais tão importantes.

A ação foi planejada carinhosamente pelos membros do Comitê e aconteceu de forma remota no dia 21 de maio. O encontro contou com a participação especial da psicóloga Naiara Madalosso, da consultoria Geração Social, que conduziu uma roda de conversa com os professores abordando diversos temas relacionados à nova realidade. Estes, por sua vez, puderam falar abertamente e de forma segura sobre suas dúvidas e angústias - o momento promoveu empatia e autoconhecimento, que poderão favorecer a saúde mental e emocional desses profissionais nesse contexto de mudanças e adaptações.

Além do bate-papo, os professores puderam desfrutar de uma palestra sobre Escuta Ativa, conduzida pela colaboradora da Matera, Dineide Dario. A apresentação teve como objetivo mostrar a importância do respeito ao estabelecer um diálogo entre interlocutor e ouvinte. Além de terem acesso ao conteúdo, os educadores receberam dicas de como desenvolver a escuta ativa e puderam ver na prática o funcionamento da ferramenta ao participar de uma dinâmica.

“A maneira como o evento foi construído e o feedback em tempo real dos professores provou mais uma vez a importância de começar trabalhos de inovação e melhoria ouvindo as pessoas diretamente envolvidas. Pudemos perceber como a empatia e escuta ativa são chave na construção de laços entre as pessoas”, celebra Victor Azevedo, líder do Comitê na Matera.

Para incentivar a prática da escuta ativa, foram sorteados entre os participantes livros sobre o tema, além da disponibilização de uma edição para a biblioteca da escola. 

Abaixo, confira o vídeo, feito pelos nossos Materanos, que foi mostrado aos professores antes do evento - provas reais de que um bom professor pode fazer muita diferença na vida de qualquer pessoa!

 

 

 

Quer ficar por dentro das ações de ESG da Matera? Continue acompanhando nosso blog para saber mais!

Por Tyhala Mattos

Administradora e pós-graduada em Marketing. Materana desde 2020, atuando como agilista e aproveitando para exercer o voluntariado através do Comitê de Educação.