Pular para o conteúdo

Como o Embedded Finance está alavancando as vendas das empresas

Gerar receita com a oferta de produtos e serviços financeiros deixou de ser, há quase uma década, exclusividade dos bancos tradicionais. Ao longo desse período, vimos as fintechs ganharem espaço com uma abordagem centrada no cliente e tecnologia, e o varejo expandindo suas fronteiras com as próprias contas digitais. Agora, mais um forte movimento vem ganhando força no mercado brasileiro: empresas que têm relacionamento com os pontos de venda se beneficiando da incorporação de serviços e produtos financeiros ao seu portfólio para vender mais e atender melhor sua base.

Grandes marcas já estão liderando esse movimento, como é o caso da Ambev com a Donus, da Souza Cruz com o Delivery Pay e da Solar (principal distribuidora da Coca-Cola na região nordeste) com a Xipay. Aderindo a esse novo modelo, conhecido como Embedded Finance, as empresas são capazes de otimizar a sua cadeia de valor, rentabilizar as milhares de transações que são geradas diariamente nos pontos de venda e ainda estreitar seu relacionamento com os mesmos.

Botão para acessar landing page de Embedded Finance

E por que essa transformação faz sentido para quem têm relacionamento com os pontos de venda e não com o cliente final? Graças à compra e venda de seus produtos, empresas como as citadas acima são responsáveis, direta e indiretamente, por um alto volume de transações diariamente. No entanto, na maioria dos casos, quem acaba lucrando com essas movimentações financeiras e detendo os dados das mesmas são exclusivamente os intermediários (bancos, adquirentes e subadquirentes, por exemplo). 

Ou seja, as empresas estão deixando dinheiro e dados sobre a mesa, dois ativos extremamente valiosos dentro de uma estratégia de crescimento, e desperdiçando uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas e relevância no mercado. Mas essa é uma realidade que, aos poucos, vai ficando para trás.

Com Embedded Finance, é possível conhecer com mais profundidade o comportamento financeiro dos pontos de venda, o que faz toda a diferença na hora de vender mais. O acesso a informações sobre movimentações, rotinas de pagamento e faturamento total gera um maior entendimento do perfil do cliente e traz insumos para melhor entender suas verdadeiras necessidades. 

Com esses dados em mãos, fica mais fácil e seguro flexibilizar condições de pagamento, oferecer crédito e explorar novas oportunidades de venda. É a chance de estar ainda mais presente no dia a dia dos pontos de venda, construindo uma relação simbiótica, pautada em tecnologia, praticidade e oportunidade de crescimento para ambos os lados.

“Algo muito valioso que as indústrias e empresas de distribuição têm na mão é o relacionamento com o ponto de venda. Na maioria dos modelos, existem consultores comerciais que visitam com frequência os estabelecimentos para distribuir produtos e possuem um vínculo de confiança que torna a relação mais pessoal, algo que a maioria dos bancos e fintechs não têm. Isso propicia a oferta de serviços financeiros com uma proximidade maior que os intermediários convencionais e pode alavancar a receita de produtos não financeiros desse segmento com oferta de produtos financeiros”, aponta Fabiano Amaro, Head de Desenvolvimento de Negócios da Matera.

Outro ponto que atrai a atenção do segmento é a possibilidade de fidelizar seus clientes e estabelecer uma jornada mais fluida. Além da digitalização do relacionamento e controle de toda a experiência do usuário, o dinheiro se digitaliza também, proporcionando mais segurança e economia no seu transporte. Criando seu próprio ecossistema financeiro, a empresa tem a oportunidade de oferecer serviços como Pix (pagamento e recebimento), maquininhas, cartão de débito e cashback. O dinheiro fica circulando dentro da sua cadeia de valor, sem fricção. 

E esse é só o começo de uma transformação que ainda vai longe. Cada vez mais, empresas de segmentos variados oferecerão produtos e serviços financeiros, com uma ótima experiência para seus nichos de mercado. Aquelas que já identificaram as oportunidades e implementaram essa solução estão caminhando a passos largos e o cenário segue convidativo para quem quiser começar a ganhar com essas oportunidades a partir de agora.

Quer saber como ofertar serviços e produtos financeiros e alavancar as vendas do seu negócio? Fale com nossos especialistas, clicando aqui

BANNER-1-(EMBEDDED-FINANCE)