Pular para o conteúdo

Competências organizacionais: Protagonismo

As competências organizacionais da Matera são um conjunto de comportamentos que, em sincronia com a visão estratégica da empresa, cria meios que possibilitam o comprometimento dos Materanos e Materanas com os propósitos e valores da organização, ao mesmo tempo que proporcionam o desenvolvimento dos profissionais.
 
Ao todo, são 5 competências, em que Protagonismo, Trabalho em Equipe e Pioneirismo, são competências básicas aplicadas e desenvolvidas no dia a dia por todos. Já aos nossos líderes, também são atribuídas as competências Resultado com Pessoas e Atitude Sistêmica.
 
Nas próximas semanas, uma série de posts explicando cada uma das competências será publicada aqui no blog da Matera. Para iniciar essa sequência, vamos falar sobre Protagonismo:
 
Competência Organizacional 1 - Protagonismo
 
Quando se fala em protagonismo, é comum assimilarmos a ideia de “assumir o papel principal” ou se “destacar”. Do ponto de vista das competências organizacionais da Matera, essa característica se encaixa com as atitudes que nossos profissionais têm, voltadas para garantir a execução e a entrega dos seus projetos de acordo com o combinado. 
 
Com o protagonismo de cada profissional, podemos criar projetos inovadores, em que cada um tem papel fundamental, ou seja, é sobre cooperar e assumir suas responsabilidades para uma entrega de sucesso, cuidando do planejamento e execução das atividades que lhes são encarregadas. 
 
Alguns dos comportamentos que refletem esta competência são: 

  • Cumpre o trabalho que lhe foi designado no prazo acordado.
  • Comunica antecipadamente mudanças ou atrasos nas entregas, comprometendo-se com as atividades.
  • Atende às solicitações com senso de urgência. Acompanha o processo de ponta a ponta e preocupa-se com a qualidade do que está sendo entregue.
  • Tem visão de longo prazo e busca resolver os problemas identificando sua causa raiz. É capaz de antecipar situações e tomar decisões para evitar que elas ocorram.
     

Assim como a Matera busca se destacar diante de qualquer cenário no mercado com nossas soluções, esperamos que nossos Materanos e Materanas também estejam de acordo em se comprometer a entregar o melhor. 
 
Acredita que tenha essa competência? Confira nossas oportunidades - https://jobs.kenoby.com/matera