Pular para o conteúdo

Conheça os benefícios do Pix para a sua loja

O meio de pagamentos instantâneos do Banco Central tem crescido e se tornado preferência dos consumidores para a transferência de valores. Isso porque são muitos os benefícios do Pix em relação a outros meios de pagamento já consolidados no Brasil.

Em apenas seis meses após seu lançamento, o Pix já foi usado por mais de 75 milhões de pessoas (físicas e jurídicas) em mais de 1,547 bilhões de transações, sendo R$ 1,109 trilhões transacionados..

Diante de tamanha adesão, é bom que você conheça os benefícios do Pix para oferecê-lo na sua loja como forma de pagamento para seus clientes.

Benefícios do Pix: o que você ganha ao usá-lo no seu estabelecimento comercial?

São inúmeros os benefícios do Pix, tanto para os estabelecimentos comerciais que adotam o meio de pagamento quanto para os clientes. Veja as 5 vantagens que você pode ter ao oferecer Pix no seu estabelecimento comercial!

1. Recebimento na mesma hora

Para as vendas realizadas por meio de cartão de crédito, os valores podem ficar disponíveis apenas em 30 dias após a data da compra, caso não opte pela antecipação de recebíveis, que também gera custo. No caso dos cartões de débito, os valores entram na hora, porém, nessas duas opções citadas, as lojas pagam taxas muito altas para as maquininhas.

Em contraponto a este cenário, um dos mais importantes benefícios do Pix é a agilidade que ele proporciona. Os valores transacionados são disponibilizados integralmente em até 10 segundos, qualquer que seja o dia ou a hora da compra.

Ou seja, ao disponibilizar o pagamento em Pix na sua loja você terá o dinheiro disponível em caixa no exato momento em que o cliente efetuar o pagamento.

2. Mais facilidade para o controle de caixa

Com o Pix, o estabelecimento comercial tem mais facilidade para controlar o fluxo de caixa, já que os valores são disponibilizados imediatamente e unificados em um extrato.

Esse processo simplifica a contabilização, considerando que a loja sabe o que tem em caixa, o que auxilia na análise de fluxo e também ajuda a empresa a fazer uma melhor gestão do estoque. Importante: para que você possa usufruir desses benefícios, o seu sistema de automação comercial deve contar com uma integração ao Pix. Saiba mais sobre esta função.

3. Taxas mais baixas

Em comparação com outros meios de pagamento, como transferências bancárias via TED ou DOC, cartões de débito e crédito ou boletos, o Pix faz transferências de valores cobrando taxas muito mais baixas.

O custo para recebimento de valores via Pix varia entre 0,99% e 1,45%, dependendo do banco ou instituição de pagamento. Como a taxação é definida por cada instituição, algumas delas já identificaram esta oportunidade de mercado e estão isentando os estabelecimentos comerciais da cobrança de taxas no Pix. Percebe a vantagem para a sua loja?

Ou seja, o Pix, além de mais ágil, é mais barato. Assim, a tendência é de que as compras por meio de cartão de débito e crédito percam adesão e relevância com o passar do tempo, sendo substituídas pelos pagamentos com QR Code ou transferências, se as taxas cobradas pelas adquirentes e bandeiras não diminuírem.

4. Satisfação e retenção  dos clientes

Outra vantagem importante do Pix no que diz respeito à satisfação dos clientes é que, como o pagamento é mais rápido, agiliza-se também a entrega das mercadorias, no caso de produtos que não são levados na hora. Na sua loja, você pode ainda oferecer descontos para clientes que pagam com Pix para motivá-los a utilizar este recurso e, assim, melhorar ainda mais sua experiência aumentando a satisfação.

E, considerando o fato de que Pix é também um meio de pagamento instantâneo e mais eficiente para o consumidor — sequer é necessário que ele esteja com a carteira, somente com o celular —, é natural que ele dê preferência para uma loja que ofereça essas condições, aumentando a retenção de clientes.

5. Redução da dependência em relação aos bancos

Uma das principais tendências entre as desenvolvedoras de sistemas de frente de caixa é a criação de suas próprias fintechs, para oferecer o Pix de forma nativa aos seus clientes e ampliar suas oportunidades de negócio. 

Assim, ao contar com essa parceria com a software house, você cria  a conta digital do seu estabelecimento  na fintech do próprio parceiro, usufrui de todos os benefícios citados e tem um atendimento muito mais personalizado, focado nas suas necessidades. 

Agora que você já conhece os principais benefícios do Pix para a sua loja, saiba como começar a oferecer esse meio de pagamento no seu estabelecimento comercial. Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre como fazer isso no seu negócio!