Pular para o conteúdo

Hora de aproveitar a nova janela de adesão ao Pix!

O Pix pegou e o sucesso desse novo meio de pagamento foi instantâneo! A expectativa do mercado financeiro pela sua chegada foi enorme, especialmente ao longo de 2020, e agora que ele faz parte do nosso dia a dia, fica ainda mais claro, para as instituições e a população, seu poder transformador.

Logo no primeiro mês de operação plena, o Sistema de Pagamentos Instantâneos chegou a marcas surpreendentes: 85 milhões de transferências, que movimentaram mais de R$ 75 bilhões, com picos diários que ultrapassaram 5 milhões e R$ 5 bilhões, respectivamente. Até agora, 45 milhões de pessoas e 2,9 milhões de empresas já cadastraram suas chaves, que são mais de 110 milhões. São volumes impressionantes, que não param de crescer e fortalecer esse novo ecossistema.

Dia 1 de dezembro uma nova janela de adesão do Banco Central se abriu às instituições que quiserem ofertar o Pix aos seus clientes. É a oportunidade para que bancos, fintechs, cooperativas de crédito, entre outras, se juntem às 735 instituições que entraram na primeira janela e já estão operando normalmente.  

Mais do que um movimento estratégico, capaz de gerar novas oportunidades de negócio e de melhorar a experiência dos clientes, essa é uma decisão que se mostra cada vez mais indispensável - quem não aderir corre o risco de ficar para trás em um mercado altamente competitivo.

A Matera está na vanguarda do Pix, participando ativamente da sua construção ao lado do Banco Central e de diversos outros players, em uma verdadeira co-criação, ao longo de Fóruns Pix, Consultas Públicas e Grupos de Trabalho. Acompanhando de perto e sendo uma das protagonistas desse processo, desenvolvemos a nossa solução para o Pix, o Matera Instant Payments, que hoje está presente em mais de 100 instituições, entre participantes diretos e indiretos.

“Nesse momento já está claro: o Pix é um game changer. O ritmo de adoção é impressionante e quem quiser fazer parte desse ecossistema não pode perder tempo e chegar somente quando o mercado já estiver consolidado. A velocidade é fundamental e a Matera tem a solução ideal para que as instituições aproveitem plenamente o potencial do Pix, com agilidade no time-to-market”, afirma Bruno Samora, Gerente da B.U. de Retail da Matera.

Para as instituições interessadas em aderir ao Pix a partir de dezembro de 2020, 
a Matera disponibiliza de forma gratuita e sem necessidade de assinatura de contrato de fidelidade ou contratação prévia, os Testes de Conectividade e DICT, além de um Sandbox para testar as chamadas das APIs. 

O Pix já é uma realidade, e a sua instituição pode contar com a nossa solução para fazer parte dessa grande transformação do mercado financeiro, capaz de gerar uma infinidade de novos negócios e produtos, baseados na inovação proporcionada por essa grande plataforma que é o SPI. 

Participe do Pix também e aproveite a qualidade das soluções Matera para elevar a sua instituição a um novo patamar!