Pular para o conteúdo

Introdução ao Sistema Financeiro Nacional - Estrutura

Para começar, precisamos entender como funciona o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e suas estruturas: ele é responsável por promover o desenvolvimento do país de forma equilibrada, se estruturando em vários elementos que tem a função de gerir a política monetária do governo federal fazendo a captação, distribuição e circulação de valores e regulação dos processos.

O CMN (Conselho Monetário Nacional) é o órgão mais importante do Sistema, responsável pelo desenvolvimento social e econômico do país, cuidando de toda a política monetária e de crédito, que ajuda a equilibrar a economia e evitar as altas variações da inflação que aconteciam antes de sua criação. Além disso, é ele que garante o crédito para o consumidor, regulamenta os juros e a moeda no país. Garantindo a estabilidade da moeda.

O CMN é composto por 3 integrantes: o ministro da Economia (presidente do CMN); o secretário especial da Fazenda e o presidente do Banco Central do Brasil.

O Banco Central (BACEN), conhecido como “Banco dos Bancos”, é o órgão regulatório que controla as instituições financeiras que podem ou não operar no Brasil. Toda e qualquer instituição do mercado financeiro está sujeita às fiscalizações do Bacen e precisam de sua autorização para operar. Atua basicamente como um protetor da moeda nacional, mercado financeiro e economia do Brasil.

Já a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem como objetivo fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários.

Solução tecnológica de Core Banking para sua oferta.