Pular para o conteúdo

KM Maturity Model - Modelo de Maturidade em Gestão do Conhecimento

A construção da maturidade é um processo possível de observar ao longo do tempo. Os Modelos de Maturidade (MM) surgem com o objetivo de categorizar sistematicamente padrões, ou estágios, que norteiam os responsáveis pelo projeto.

Duas abordagens principais são utilizadas como base para os modelos de Knowledge Management Maturity Models (KMMM): uma se refere à abordagem mais técnica baseada em processos de maturidade de produto; a segunda em uma perspectiva gerencial que considera o amadurecimento das organizações.

O KMMM tem como embasamento o modelo da Teoria do Ciclo de Vida da Organização (OLC). Neste modelo as organizações são adotadas como organismos vivos que passam por 5 etapas, sendo elas: existência, sobrevivência, maturidade, renovação e declínio

Outro modelo de referência do KMMM é o Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação (CMMI) focado na melhoria de produtos, e está organizado também em 5 etapas: inicial, gerenciado, definido, quantitativamente gerenciado e otimização.

Por sua vez, o KMMM apresenta uma variedade de modelos propostos para identificar a maturidade, e não há na literatura ainda um único modelo capaz de ser referência para todas as organizações, que variam quanto ao foco e escopo adotados. 

Os modelos disponíveis, por um panorama geral, prezam por gerenciar de forma contínua os ativos de conhecimento, através da identificação de etapas, com objetivo de controlá-los e atingir resultados efetivos para as empresas.

Para atingir as escalas rumo à maturidade, a organização precisa articular ferramentas que trabalham a Gestão do Conhecimento durante seu percurso de planejamento. Por essa razão, a APO (Asian Productivity Organization), organização intergovernamental em prol do desenvolvimento econômico e sustentável, lista em seu manual APO KM, técnicas, como: brainstorming, avaliações de aprendizagem, storytelling, espaços colaborativos, café do conhecimento, gerenciamento de documentos, bases de conhecimento, wikis, blogs, framework, mapa de conhecimento, entre outros.

Dessa forma, um exemplo de modelo de KMMM é o sintetizado pela APO KM que tem como base o CMMI. Na imagem a seguir é possível compreender a descrição de cada etapa considerada:

Capturar-4

Conclusão

A breve apresentação do KMMM demonstra a complexidade em padronizar níveis de maturidade em uma área de difícil mensuração de atividades, e que atua em múltiplas frentes na cultura organizacional. 

Tais modelos se mostram ricos para auxiliar aqueles que buscam um panorama de sucesso em Gestão do Conhecimento. O KMMM precisa considerar, assim, uma visão holística de desenvolvimento. 

Os modelos disponíveis na literatura estão passíveis de melhoria e adaptação quanto à realidade de cada organização, o que demonstra os ganhos advindos de testes desses modelos na aplicação em realidades complexas. 

Referências

ESCRIVAO, Giovana; DA SILVA, Sergio Luis. Maturidade da gestão do conhecimento: a importância da infraestrutura organizacional para o desenvolvimento dos estágios. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/MhBV9jBSS3bLNV6vsLC6dmc/?lang=pt  

Organizational Life Cycle – Definition, Stages, Importance. Disponível em: https://www.marketing91.com/organizational-life-cycle/

KM Tools and Techniques Manual. Disponível em: https://www.apo-tokyo.org/publications/ebooks/knowledge-management-tools-and-techniques-manual/

Por REBECCA DOS SANTOS DIAS

Sou formada em Biblioteconomia, com especialização em Gestão Cultural e mestrado em Memória e Acervos. Hoje estou na equipe de Gestão do Conhecimento da Matera no desafio de organizar e disseminar todas as informações importantes sobre os Produtos. Ajudar pessoas a se conectarem ao melhor de si me inspira.