Pular para o conteúdo

Mentoria prepara jovens para um futuro brilhante!

Durante três meses, dez jovens do ensino médio da E.E. Profº Francisco Alvares, localizada em Campinas, foram mentorados por dez profissionais da Matera. Os encontros aconteceram on-line e com a duração de 1 hora por semana.

O projeto Mentorar para Transformar, em parceria com o Instituto Joule, teve por objetivo apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional destes jovens, todos estudantes do ensino fundamental e de baixa renda. 

Assim, mentores e mentoras compartilharam suas experiências e percorreram junto a eles uma trilha de aprendizagem, que explorou tópicos de autoconhecimento, carreira, soft e hard skills, networking, entrevistas e outros aspectos relacionados ao mercado de trabalho. Confira abaixo o relato de um dos Mentores, Sandro Gatto:

“Através destes encontros, pude crescer muito, e também contribuir muito com a formação de meu jovem mentorado. Eu pude ver suas ideias e sonhos, seus planos e também as conquistas que, mesmo em poucas semanas, já foram realizadas! Eu pude ver a vontade de empreender e melhorar a si mesmo, e também mudar a realidade de suas famílias. Creio firmemente que estamos neste mundo para duas coisas: crescer e contribuir. Através da iniciativa “Mentorar para Transformar” pude fazer ambos. E tenho fé que todos os mentorados que pudemos atender terão um grande futuro!”

Além desse depoimento que ilustra a importância da participação de nossos Materanos e Materanas na transformação do futuro destes jovens, confiram os números alcançados:

  • 10 jovens do ensino médio foram mentorados;
  • 10 mentores da Matera;
  • 60% dos participantes foram mentoradas mulheres;
  • +85 encontros de mentoria;
  • +90 horas de mentoria voluntária;
  • 9.2 é a nota de satisfação com relação ao programa na visão mentorado.

Esse foi o fruto da primeira edição do programa Mentorar para Transformar em parceria com o Instituto Joule. Fique de olho em nossas redes sociais e na Matera na mídia para mais informações sobre nossos projetos e iniciativas relacionadas à área de ESG.

Por Emanuelle Labegalini

Formada em Publicidade e com MBA em Marketing, atua em projetos sociais desde 2013 e tem aproveitado a oportunidade de continuar apoiando e exercendo o voluntariado por meio da Área ESG - Environmental, Social and Corporate Governance no grupo Matera.