Pular para o conteúdo

Novos meios de pagamento: entenda as vantagens do Pix para os seus clientes

Cada vez mais práticos, os novos meios de pagamento chegam ao mercado com o objetivo de incorporar tecnologias para otimizar as relações de compra e venda, ao mesmo tempo que ajudam a movimentar a economia.

Uma pesquisa  divulgada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, no segundo semestre de 2020, apurou que mais da metade das empresas adotaram alguma mudança na estratégia de meios de pagamento recentemente, motivadas pelo cenário da pandemia. Destas, 75% passaram a oferecer a opção de pagamentos digitais

Entre os novos meios de pagamento online, o Pix vem demonstrando crescimento expressivo. Segundo dados do Banco Central divulgados pelo Valor Econômico, mais de 275 milhões de transações nesse novo sistema de pagamentos instantâneos foram realizadas nos primeiros quatro meses de operação do sistema. 

Além de muito vantajosa para as empresas, já que o principal atrativo do Pix é a instantaneidade das transações, que podem acontecer em qualquer horário ou dia da semana, os clientes também têm muito a ganhar.  

Se o Pix ainda não é oferecido como forma de pagamento na sua loja através do seu sistema de caixa, você vai mudar de ideia ao concluir a leitura deste artigo com todas as vantagens desta forma de pagamento instantâneo

O Pix entre os novos meios de pagamento

Antes de apresentarmos os vários benefícios proporcionados ao consumidor pelo Pix, vale um breve resumo de como essa forma de transferir dinheiro funciona. Desde novembro de 2020, os brasileiros passaram a contar com um sistema que permite transações financeiras 24 horas por dia, em qualquer dia da semana (feriados, inclusive), em até 10 segundos.

Pessoas físicas e jurídicas têm acesso a essa opção, disponível em aplicativos e sites de instituições financeiras. Através de um único código, chamado de “chave”, todos os dados necessários de uma empresa ou pessoa para que a operação seja realizada podem ser resumidos. Também é possível receber o Pix sem ter cadastrado uma chave, através da informação de todos os dados da conta e a operação será consolidada da mesma forma.

O recebedor tem acesso ao dinheiro na hora, com taxas reduzidas em relação a outros meios de pagamento. 

Não há nenhuma complicação para entender como incluir o Pix como opção de pagamento na sua loja. Basta cadastrar uma chave para sua empresa e informá-la no caixa, ou gerar um QR Code que levará o cliente diretamente à funcionalidade da transação no aplicativo de internet banking dele quando a leitura for feita pelo smartphone. Quando o Pix já é integrado ao sistema de caixa, é gerado um QR Code único para o pagamento, facilitando o controle das vendas e integrando às outras funcionalidades do software de automação comercial, como a gestão de estoque. 

Vantagens do Pix para o consumidor

Vamos agora às vantagens do Pix para os clientes de estabelecimentos comerciais. Ao optar pelo Pix entre os novos meios de pagamento (ou, também, frente aos meios de pagamento convencionais), os consumidores podem usufruir de diversas vantagens.  Preparamos uma lista com detalhes sobre cada um dos benefícios:

Serviço sempre disponível

O Pix pode ser feito a qualquer hora e em qualquer dia da semana (inclusive em datas especiais). O cliente só precisa ter acesso a um smartphone ou computador conectado à internet. Além disso, a transação é concluída em até 10 segundos, dinamizando o atendimento.

Livre transferência entre instituições financeiras distintas

O sistema permite transações financeiras entre bancos diferentes, sem nenhuma cobrança extra por isso. Através da Rede desenvolvida pelo Banco Central, todas as instituições de pagamento e instituições financeiras do Brasil passam a estar conectadas, possibilitando mandar e receber Pix de qualquer instituição.


Preços mais atrativos e promoções especiais

A redução ou isenção de taxas permite uma margem de oferta ao lojista, que pode oferecer descontos especiais para o caso de pagamento com Pix. Com isso, você atrai mais clientes na sua loja e os consumidores ganham com opções de promoção.

 
Pagamento sem nenhum contato físico

Em tempos de pandemia, com os cuidados individuais e o isolamento social para se evitar o contágio da Covid-19, o Pix é realizado sem nenhuma necessidade de troca física, como no caso do dinheiro e de cartões de crédito ou débito. O cliente utilizará somente o próprio smartphone para pagar a conta. 


Segurança das operações

As informações de quem usa o Pix são gerenciadas pelo Banco Central do Brasil, criptografadas e protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mas como em todo meio de pagamento, é necessário sempre ter atenção aos detalhes. Por isso, recomendamos tomar alguns cuidados para se manter seguro  e evitar dores de cabeça.

Tudo isso comprova que o Pix se destaca entre os novos meios de pagamento. Lojas e consumidores são beneficiados pelo sistema. 

Competitividade mais acirrada no mercado financeiro

Um movimento grande de campanhas dos bancos para atraírem cadastros no Pix motivou questionamentos no mercado. Por que, afinal, os bancos estariam interessados no cadastro dos clientes, se o Pix reduz burocracias e taxas?

A resposta é simples e desmistifica a questão de que os bancos podem lucrar mais com os pagamentos instantâneos. O empenho dessas instituições agora é o de reter o relacionamento com o cliente em um cenário mais competitivo e de maior liberdade financeira para empresas e pessoas

São dois os motivos. O primeiro é que a chave Pix - aquele código individual cadastrado para realização das transações - só pode ser cadastrada em uma única conta bancária. Explicamos melhor: se a pessoa escolheu o CPF para cadastrar sua chave Pix em uma instituição financeira, ela não poderá usar esse mesmo dado para cadastrar uma chave em outro lugar (caso trabalhe com mais de um banco ou instituição de pagamento). 

Assim, a tendência é de que os consumidores e empresas passem a centralizar todas as movimentações financeiras em apenas uma instituição. E, claro, a escolha será sempre por aquela que tiver a melhor experiência a oferecer. 

Outra razão para o aumento da competitividade é o fortalecimento de empresas de tecnologia prestadoras de serviços financeiros, as fintechs. Em resumo, startups agora conseguem competir com grandes bancos.

Mais uma vez, consumidores e estabelecimentos comerciais saem ganhando com novas opções de escolha e serviços mais baratos

E  então, depois da leitura deste artigo, conseguimos convencer você de que o Pix realmente vale a pena? Continue navegando no blog da Matera e aprofunde-se ainda mais neste tema.