Pular para o conteúdo

Oferta de soluções financeiras impulsiona análise de dados em empresas

Além de aumentar as possibilidades de lucro da instituição, a oferta de soluções financeiras também impulsiona a análise de dados em empresas, favorecendo um processo conhecido como inteligência comercial. Na era do Big Data, tornar os processos operacionais mais inteligentes é uma prioridade nos negócios.
 
A coleta e análise de dados ricos dos clientes é parte essencial dessa jornada, pois permite entender os diferentes comportamentos de consumo e, a partir daí, aperfeiçoar o planejamento estratégico para entregar exatamente aquilo que o cliente deseja. A fidelização é uma das principais consequências desse processo.
 
Preparamos este conteúdo para você entender melhor como a oferta de soluções financeiras se relaciona com a inteligência comercial. Continue a leitura e veja como aumentar a receita aliando serviços financeiros e análise de dados dos clientes!

A era Big Data e a análise de dados em empresas

O Big Data nada mais é do que o nome que se dá à prática da análise de dados em empresas. Essa prática visa reconhecer seu público-alvo e compreender a fundo os diferentes perfis de compra envolvidos, de modo a aperfeiçoar seu planejamento estratégico para tomar decisões mais certeiras no negócio.
 
Isso é positivo não só do ponto de vista gerencial – pois otimiza rotinas e reduz custos operacionais – mas, também, porque reflete diretamente na experiência do cliente. Sabendo ao certo quais são as expectativas dele em relação ao produto que a empresa oferece, fica mais fácil entregar uma solução compatível e ganhar a confiança do público.
 
O Business Intelligence (BI) é um dos braços do Big Data nessa busca por processos comerciais mais racionais e eficientes. A prática da Inteligência de Negócios vem se consolidando com ferramentas que otimizam a coleta e análise de dados dos clientes. Assim, com processos automatizados, a empresa ganha também agilidade no BI.
 
Alguns dados ricos da inteligência comercial incluem a forma como o cliente compra, a solução campeã de vendas, o perfil dos compradores, as principais objeções envolvidas, entre outras informações que auxiliam a empresa na identificação de eventuais gargalos. Dessa forma, é possível corrigi-los antes de se tornarem um problema grave para o negócio.
 
É por isso que a tarefa de avaliar o planejamento estratégico deve ser constante, pois são justamente os dados comerciais gerados no processo de compra e venda que vão gerar os insights necessários para rever estratégias e replicar padrões de sucesso. A possibilidade de novos ganhos é certa quando a análise de dados é profunda e estruturada.

A oferta de soluções financeiras e a geração de dados valiosos

Instituições que seguem a tendência da fintechzação – oferecendo um ecossistema completo de serviços financeiros a seus clientes e lucrando com isso – têm pela frente uma nova possibilidade de ganho: a entrega de soluções mais compatíveis com as dores do consumidor e, portanto, um maior número de negócios fechados e de clientes fidelizados.
 
A seguir, reunimos as principais vantagens da oferta de soluções financeiras em relação à análise de dados em empresas, mostrando como esse processo racionaliza as decisões gerenciais e ajuda a manter o funil de vendas sempre bem ajustado.

Eficácia na tomada de decisão

Trabalhar com dados concretos sobre o comportamento de compra dos clientes é imprescindível para o desenvolvimento do negócio. Esses dados auxiliam o gestor a tomar decisões de uma forma mais inteligente, traçando estratégias de venda mais certeiras a partir dos insights obtidos. Esse processo também torna a rotina mais ágil, já que o uso de dados otimiza o planejamento e deixa as operações mais estruturadas.

Inteligência no planejamento estratégico

Uma das maiores vantagens trazidas pela transformação digital é a automação de processos e otimização das rotinas corporativas. A coleta e análise de dados de Business Intelligence, por exemplo, é feita por meio de softwares especializados, de modo que gestores e demais colaboradores possam focar seus esforços no que mais importa: oferecer soluções que de fato correspondam às exigências dos clientes.

Melhoria na experiência do cliente

Além de livrar a empresa de decisões tomadas no improviso, um processo de vendas guiado por dados reflete na qualidade do serviço prestado ao cliente. Mais do que ter acesso a soluções personalizadas, eles terão uma melhor experiência de compra, guiada por uma abordagem consultiva que vai garantir também a fidelização para ofertas futuras.
 
Se você trabalha com oferta de soluções financeiras, nós podemos ajudar a tornar seu processo comercial mais inteligente, impulsionando a análise de dados com softwares inovadores especializados no segmento!
 
Fale com um de nossos especialistas e prepare-se para o futuro do mercado financeiro!