Pular para o conteúdo

Pix Cobrança: como utilizá-lo em pagamentos com recorrência

A cobrança recorrente feita com boleto bancário é uma das modalidades de pagamento mais usuais entre empresas e clientes. No entanto, com a chegada do Pix Cobrança, os pagamentos com recorrência podem ser realizados de uma forma muito mais simplificada para o lojista. Além disso, as software houses que desenvolvem sistemas de frente de caixa tem a possibilidade de lucrar com as transações.

Continue a leitura e entenda como funciona!

Vantagens do Pix Cobrança e como utilizá-lo

O Pix Cobrança é uma das funcionalidades do Pix que permite realizar pagamentos com data de vencimento estipulada. Ou seja, é uma alternativa aos tradicionais códigos de barras dos boletos e aos cartões de crédito, porém operando de uma forma muito mais prática, ágil e econômica para o lojista. Os pagamentos podem ser realizados 24 horas por dia nos sete dias da semana, o que otimiza as transações para estabelecimentos comerciais, fornecedores e demais prestadores de serviços.

As cobranças com recorrência – que são aquelas nas quais o débito acontece de forma programada – se encaixam perfeitamente neste modelo operacional, podendo ser quitadas a partir de QR Codes dinâmicos que disponibilizam o dinheiro imediatamente para a empresa, sem a necessidade de antecipar recebíveis e de arcar com as taxas elevadas das intermediadoras, como no caso dos cartões de crédito.

Quando a software house disponibiliza pagamentos com recorrência pelo Pix Cobrança nos sistemas de frente de caixa, os lojistas terão à disposição uma nova forma de arcar com a licença do software. Isso torna o pagamento da mensalidade muito mais prático, ágil e seguro, facilitando a rotina do lojista e evitando problemas como o esquecimento de quitar o débito na data certa.

A software house, por sua vez, irá lucrar a cada pagamento recorrente feito via Pix por meio de seu software. Assim, além de garantir a mensalidade pela licença da solução, essas instituições receberão a taxa equivalente à operação do Pix realizada pelo lojista.

Entre as vantagens do Pix Cobrança em relação aos pagamentos com recorrência feitos por boleto bancário, pode-se destacar:

  • Melhor custo-benefício possível;
  • Agilidade máxima nas transações;
  • Disponibilização imediata do pagamento;
  • Otimização do fluxo de caixa das empresas;
  • Redução de despesas com taxas operacionais.

Pagamento com recorrência usando Pix Cobrança

O Pix Cobrança para pagamentos com recorrência funciona a partir da automatização na geração e envio dos QR Codes correspondentes aos débitos. Dessa forma, basta realizar uma primeira configuração definindo o valor e o dia em que a cobrança será enviada ao cliente.

Um sistema especializado e facilitador, como o Pix para PDV da Matera, integrado ao produto da sua software house, faz essa operação sem a necessidade de intervenções manuais, além de integrar as informações às outras funcionalidades da automação comercial (como a gestão de estoque, por exemplo).

Muitas software houses já enxergaram essa oportunidade e começaram a implementar o Pix como modalidade de pagamento, passando a lucrar com isso. A partir de soluções facilitadoras e livres de burocracia, como o Pix para PDV, essas instituições se transformam em fintechs, ganhando visibilidade e lucrando com cada transação realizada via Pix.

Outra vantagem – além daquelas que citamos sobre o custo-benefício do Pix Cobrança em relação aos boletos – é que as software houses estão autorizadas pelo Banco Central a tarifar os clientes finais (em sua maioria estabelecimentos comerciais) conforme a taxa que for mais vantajosa para o seu negócio.

Entre os principais motivos para você disponibilizar o Pix Cobrança por meio de uma solução facilitadora como o Pix para PDV, estão:

  • Lucro com as transações realizadas via Pix;
  • Dinheiro disponibilizado na hora na conta;
  • Extinção de intermediários nas transações;
  • Taxas menores para os estabelecimentos comerciais;
  • Operações mais seguras e retorno garantido;
  • Implantação livre de riscos e burocracias.

Com tantas vantagens, fica fácil compreender por que o Pix Cobrança representa o futuro dos pagamentos com recorrência, podendo transformar a modalidade em uma fonte de renda para as empresas.

Quer saber mais sobre Pix Cobrança e como sua empresa pode lucrar com este recurso? Preparamos um infográfico que explica tudo para você. Acesse o conteúdo e prepare-se para o futuro do mercado financeiro!