Pular para o conteúdo

Por que o pagamento sem contato beneficia o seu negócio

A modalidade de pagamento sem contato vem se tornando mais popular neste cenário de pandemia da Covid-19. Os consumidores têm preferido utilizar essa forma de pagamento para se proteger do vírus, evitando encostar em superfícies onde muitas pessoas colocam as mãos. Além disso, tanto os consumidores quanto os lojistas ficam livres de outros incômodos de lidar com dinheiro em espécie, como o risco de assalto.
 
Com o lançamento do Pix pelo Banco Central, os pagamentos sem contato ganharam ainda mais praticidade e eficiência, transformando-se em uma oportunidade para os lojistas expandirem seus negócios com rapidez e segurança. Neste artigo, trouxemos as principais vantagens dessa forma de pagamento e alguns motivos pelos quais você precisa implementá-la no seu negócio o quanto antes. Confira!

Como funciona o pagamento sem contato?

O pagamento sem contato é uma transação na qual as partes envolvidas não precisam lidar com cédulas de dinheiro nem com a inserção do cartão e o toque nas maquininhas. As transações são concretizadas por meio da aproximação de dispositivos (smartphone, pulseira, relógio) que se conectam às máquinas a partir de tecnologias específicas.
 
O Pix se enquadra na modalidade de pagamento sem contato, porém, opera a partir de uma tecnologia diferente daquela utilizada nos dispositivos de aproximação. O Pix funciona através de APIs – interfaces padronizadas pelo Bacen que integram as operações dos lojistas ao Pix – o que permite transações mais seguras e menos custosas.
 
Na prática, funciona assim: o estabelecimento comercial disponibiliza seu próprio QR Code para que os clientes possam pagar as compras utilizando somente o smartphone. Trata-se de uma modalidade facilitadora não só para os consumidores em si, mas, também, para os lojistas, já que os valores serão disponibilizados de imediato.

Quais as vantagens do pagamento sem contato para as lojas?

Vamos aos principais benefícios do pagamento sem contato para os lojistas, especialmente aqueles que já utilizam Pix.

Segurança

A segurança é o carro-chefe do pagamento sem contato. As transações via Pix, por exemplo, se concretizam por meio do sistema unificado do Bacen, o que traz a garantia de credibilidade e exclui o risco de falhas operacionais. Como o Pix demanda que o usuário esteja logado no aplicativo ou site do respectivo banco, as chances de fraude também são praticamente nulas.
 
Outro ponto que pode ser destacado em relação à segurança das operações é que, ao optar pelo pagamento sem contato, o usuário não precisa mais portar dinheiro em espécie. Inclusive, essa é uma das recomendações para evitar a proliferação do coronavírus, que pode ser transmitido pela manipulação das cédulas.

Rapidez

As formas de pagamento sem contato são muito mais ágeis do que na modalidade tradicional de inserir o cartão na máquina ou pagar com dinheiro em espécie, eliminando a necessidade de contagem de cédulas ou conferência de troco, por exemplo. As transações feitas pelo Pix são concluídas em até 10 segundos – rapidez que nenhuma outra modalidade de pagamento havia proporcionado até então.
 
Vale reforçar que, como o pagamento fica disponível imediatamente para o lojista, evita-se a necessidade de antecipação de recebíveis (como nos cartões de crédito) e o fluxo de caixa da empresa é otimizado. Outra vantagem é que, com as operações mais ágeis, as filas de espera ficam menores. Assim, o cliente passa a ter uma experiência de compra mais agradável, o que reforça uma imagem positiva da marca. 

Comodidade

A segurança e a rapidez no pagamento sem contato são aspectos que por si só deixam as operações mais cômodas para clientes e empresas. Em relação ao uso do Pix, existe ainda outra grande vantagem em termos de comodidade: os lojistas pagam taxas muito menores pelas transações em comparação com os valores cobrados pelas operadoras de cartão, que chegam a cobrar até 6% do valor total da venda.
 
Portanto, o custo-benefício do pagamento sem contato via Pix é indiscutível, pois alia redução de custos operacionais e otimização do faturamento da loja. Além disso, os clientes passam a ter uma nova alternativa de pagamento à disposição, o que indiretamente impulsiona as vendas, já que as pessoas não vão mais deixar de comprar determinado produto porque esqueceram a carteira em casa, por exemplo.

Por que a sua loja deve oferecer pagamento sem contato?

Em termos de experiência de compra, é muito frustrante para o cliente chegar à loja e perceber que não poderá levar o produto que gostaria simplesmente porque o estabelecimento não trabalha com modalidades de pagamento sem contato, como o Pix. Nesse sentido, como dissemos acima, oferecer essa alternativa para o consumidor é uma forma de expandir as oportunidades de venda e estimular a competitividade do negócio.
 
Já em relação às vantagens operacionais do pagamento sem contato, vimos que o Pix é a melhor alternativa em termos de custo-benefício, pois as taxas são menores e o valor é disponibilizado imediatamente. Tudo isso, é claro, com a segurança de reduzir o volume em espécie e evitar os riscos de fraude. Portanto, só há bons motivos para adotar essa forma de pagamento na sua loja.