Pular para o conteúdo

Projeto Adoção Afetiva realiza sonhos em prol da educação

Como diz a canção Prelúdio do saudoso Raul Seixas: “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é uma realidade.” E, nós Materanos e Materanas experimentamos que isso realmente é verdade por meio projeto Adoção Afetiva, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, na qual apadrinhamos a ‘EE. Profº Luiz Gonzaga Horta Lisboa’, e que muitas pessoas estão realizando em conjunto o sonho de um futuro educacional inclusivo e transformador.

A parceria com a escola estadual, localizada próxima a sede da Matera em Campinas, aconteceu em 2019, e desde então já promovemos diversas ações: team buildings com professores e gestores, compartilhamos metodologias ágeis para aplicarem com alunos, levamos peças teatrais, doamos mais de 600 livros infantojuvenis para compor a biblioteca da escola e atender ao projeto “Mais Leitura”, e tudo isso com muito engajamento e articulação.

E, embora neste momento estejamos enfrentando a pandemia da Covid-19, não podemos parar de sonhar, por isso, há poucos dias proporcionamos algo maravilhoso: a reforma da biblioteca que se encontrava em um ambiente improvisado e também a criação de um espaço interativo/digital, que será usufruído assim que tudo se normalizar. A empresa HM. Clause, especializada em sementes, hortaliças e dedicada ao desenvolvimento inovador e sustentável se juntou a nós contribuindo com tais melhorias, que deixarão legados na unidade escolar e na sociedade.

É inenarrável o impacto que estamos gerando enquanto Sustentabilidade, já são aproximadamente 10 anos atuando na sociedade, ampliando dia a dia nossas ações e projetos para que alcancem as gerações de agora e as próximas. Mas, para concluir esse post - pois sou bem suspeita pra falar deste assunto que amo,  ainda faço menção a canção citada acima: prelúdio é o início, é o primeiro passo, e isso nós já fizemos a partir do momento em que nos comprometemos em apoiar essa escola tão querida que nos enche de orgulho!

Por Tamiris Fernanda Cella

Jornalista e pós graduada em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais. Materana desde 2011 e aproveitando a oportunidade de exercer o voluntariado por meio da Responsabilidade Social e Sustentabilidade, através do Projeto Gente em Ação.