Pular para o conteúdo

Retrospectiva 2021

Sabemos que o ano de 2021 ainda não acabou e muitas novidades ainda podem surgir com pouco menos de 2 meses para o ano encerrar. Mas também é inevitável não começarmos a olhar para trás e fazermos um balanço de nossas ações, conquistas e resultados neste último ano. Na Matera, tivemos muitas celebrações que gostaríamos de compartilhar com vocês! Vamos lá?

 Aniversariantes por tempo de casa

Para começar o ano de 2021, nada mais justo celebrar a parceria com aqueles colaboradores que estão há anos apoiando a Matera a democratizar e revolucionar os serviços financeiros. Por conta das limitações impostas pela pandemia, parabenizamos cada um dos colaboradores por meio de um vídeo mural em nossa rede social interna, além de uma celebração online com os colaboradores!

 Dia internacional da mulher

Um dia tão importante merece uma conversa importante. Em parceria com nosso Comitê de Diversidade realizamos duas ações especiais! A primeira, convidamos nossas Materanas para uma mesa redonda, onde debateram sobre os desafios da carreira da mulher em uma empresa de tecnologia, compartilhando suas histórias e opiniões. Um debate rico e necessário, e que pode, ainda, contar com uma enorme participação de nossos colaboradores. 
Para nossa segunda ação, tivemos a participação especial da Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media, que realizou uma palestra e um bate-papo incrível sobre carreira e crescimento. 

Comemoração 10 anos Gente Em Ação

Em março, tivemos o privilégio de comemorar 10 anos do projeto Gente em Ação. Esse projeto foi nosso pontapé inicial a toda nossa jornada de sustentabilidade e ESG há dez anos! Isso é a Matera, trabalhamos para transformar não só a tecnologia e o mercado financeiro, mas tudo à nossa volta.

Dia das mães e dos pais

Celebrar o dia daqueles que nos ajudam a revolucionar o mercado e, o mais importante, transformar o futuro de nossas crianças, é coisa séria na Matera. Em 2021, não foi diferente! Celebramos com muita dedicação, amor e carinho essas datas tão especiais e parabenizamos através de vídeos com participações de nossos Materanos e Materanas, e de nosso Diretor Executivo, Carlos André, todos os papais e mamães embarcados na Nave Matera.

Orgulho nerd

No dia 25 de maio, o mundo comemora o Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha, para os mais íntimos. Porém, aqui na Matera, esse é o dia que damos início a Semana do Orgulho Nerd. Em 2021, nossos colaboradores foram convidados a participarem de duas competições saudáveis e muito divertidas: Estação de Trabalho Decorada e Cosplay em Casa. 
Tivemos desde setup gamer ultra tecnológico até cosplay da Neytiri, do filme Avatar (2009), vencedores em cada categoria, respectivamente. Mas, mais importante do que vencer e ganhar prêmios, é celebrarmos dias tão especiais como esse para nossa cultura, que já é uma tradição desde 2018.

Gudião

Nossa tradicional Festa Junina não poderia ficar de fora dessa retrospectiva. Em formato online, realizamos uma super festa de São Gudião para toda a Nave Matera. Começando pelo envio do kit com comidas típicas, cartelas de bingo e, o mais importante, o convite para que nossos colaboradores participassem da live pra lá de especial. Contamos com a participação da banda Acusticanos que divertiu a noite dos Materanos e Materanas e, claro, uma noite recheada de prêmios para os vencedores do nosso tradicional Bingo.

Dia internacional do orgulho LGBTQIAP+

Todo dia é dia de respeito. A luta começou há 50 anos e o orgulho da comunidade LGBTQIAP+ em pertencer à sociedade vem ganhando cada vez mais espaço. Aqui na Matera, toda forma de amor e de representação da diversidade é válida. Não há espaço para discriminação ou qualquer tipo de preconceito, respeitamos e abraçamos todos! 
Nesta data tão marcante, é importante relembrarmos da importância da luta histórica em busca de direitos iguais e de como é importante trabalharmos ativamente para a construção de um ambiente que cada vez mais valoriza as diferenças, reforça o respeito para com todas as pessoas e luta para transformar o mundo em um lugar mais inclusivo.

Falar sobre o orgulho LGBTQIAP+ é falar sobre pessoas! E nessa conversa, é preciso discutir sobre estereótipos, como desconstruí-los e como incluir todas, todos e todes. Para nos ensinar, capacitar e informar sobre o assunto, em 2021, convidamos a Rita Von Hunty, drag-queen brasileira, professor, ator, youtuber com mais 900 mil inscritos no canal Tempero Drag, para um bate-papo enriquecedor com toda a Nave Matera.

Dia do estagiário

Este ano, estendemos a comemoração do dia dos nossos estagiários! Preparamos dois dias repletos de conversas e troca de experiências. No primeiro dia, chamamos nossos gerentes de diversas áreas para contar sobre nossos valores e voluntariado, carreira na área Tech, construção de marca pessoal e planejamento de carreira. No segundo dia, colocamos nossos estagiários para ter um bate-papo super especial com nosso Diretor Executivo, Carlos André, e nosso CEO, Carlos Netto. Ainda puderam trocar experiências com materanos e materanas que entraram na nave como estagiários e foram efetivados.

Para encerrar as comemorações com chave de ouro, ainda aproveitamos o Dia do Estagiário para lançar, em parceria com a Share RH, o Matera Xperience Internship - nosso Programa de Estágio.

Bootcamp For Girls


Dessa vez, redesenhamos nosso Bootcamp for Girls! Nosso time de instrutores preparou diversos cursos e conteúdos para capacitar e agregar conhecimentos para mulheres do setor de tecnologia e da graduação. Temos aqui, na Matera, o objetivo de compartilhar conhecimento com a comunidade, de forma 100% gratuita!

70 milhões de Pix processados

É isso mesmo! Em agosto, foram mais de 70 milhões de Pix processados em um único mês na solução Matera. Atualmente, já somamos mais de 100 instituições e quase MEIO BILHÃO de transações Pix processadas na solução Matera Instant Payments. 

Dia das crianças

Não podíamos deixar de realizar uma ação com nossos Materaninhos e Materaninhas da Nave! Esse ano preparamos uma surpresa especial: uma revista cheia de conteúdos com nosso mascote para a diversão da criançada. Ainda, tivemos uma live abordando o assunto de Educação Neuroconectada: como funcionam as emoções nas crianças. Um bate-papo super informativo para os pais, mães, responsáveis e até mesmo quem tem planos de ser papai e mamãe um dia!

GPTW 2021

Para fechar essa retrospectiva, conseguimos a certificação GPTW - Grace Place to Work! Também estamos no ranking de melhores empresas para se trabalhar em TI. Um selo que não somente nos verifica com uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil mas, mais do que isso, demonstra o orgulho de, Materanos e Materanas, em pertencer.