Pular para o conteúdo

Saiba por que oferecer serviços financeiros pode fidelizar o PDV

Na era da transformação digital e do Big Data, empresas de todos os portes e segmentos vêm buscando se diferenciar no mercado por meio da oferta de serviços financeiros. Além de fidelizar o PDV ampliando a oferta para além de seu core business, operar serviços financeiros favorece a análise de dados dos clientes, de modo que as soluções e ofertas entregues sejam cada vez mais compatíveis com aquele nicho.
 
Como não será mais necessário depender dos serviços  tradicionais para realizar as operações financeiras, a cadeia de negócios ganha máxima agilidade e praticidade. O consumidor final também sai ganhando, já que a oferta de soluções financeiras permite que o PDV agregue uma série de novos serviços ao empreendimento, a exemplo do Pix. Continue a leitura e entenda como fidelizar seus clientes por este caminho!


Oferta de serviços financeiros e fidelização de clientes

Mesmo as indústrias e empresas que distribuem produtos que investem pesado no relacionamento com cliente podem enfrentar dificuldades para fidelizá-los. Isso porque sempre existe o risco de a concorrência sair na frente ao disponibilizar algum benefício ou serviço mais inovador. Nesse sentido, estar atento às oportunidades do mercado é essencial para ganhar espaço no PDV por meio de ofertas recorrentes.
 
Os PDVs que aderem aos serviços financeiros têm grandes vantagens de imediato, como a própria conta digital, cartão de débito e maquininha, taxas mais atrativas, acesso a crédito, recebimento por Pix, entre outros benefícios. Isso possibilita um relacionamento mais próximo com o fornecedor, o que impulsiona a fidelização devido a uma oferta que traz retorno para todos os envolvidos.
 
Na prática, essa cadeia de valor entre indústrias, distribuidores e PDVs integra o fenômeno da fintechzação de empresas, que nada mais é do que a tendência de oferecer serviços financeiros para aumentar o leque de atuação e as oportunidades de novas receitas para o negócio. Dessa forma, todas as dores do cliente podem ser resolvidas em uma única solução, permitindo criar um ecossistema completo de transações financeiras e não financeiras.
 
Ao operar como uma fintech, a empresa experimenta um modelo de negócio mais moderno, diversifica os investimentos e impulsiona a fidelização do PDV, que agora terá uma série de recursos em um único lugar com taxas mais atrativas. Além disso, a agilidade na distribuição das contas será a maior possível, com a resolução em tempo recorde de todas as demandas que normalmente dependeriam de um back office completo. 


Principais vantagens envolvidas no processo

A tendência da fintechzação é um sucesso porque permite às empresas agregarem uma estrutura de serviços financeiros ao ecossistema sem complexidades, burocracias ou grandes investimentos. Isso é feito por meio de soluções white label capazes de deixar tudo funcionando em pouco tempo. Um exemplo é o Matera Fintech BaaS, cuja integração se dá por meio de APIs de forma rápida, segura e escalável.
 
Dessa forma, a empresa abre novas possibilidades de receita e dá maior autonomia aos clientes, o que também impulsiona a fidelização. Por se tratar de uma solução 100% white label, o processo de implementação é desburocratizado, de modo que os gestores possam continuar focando no que mais importa: a experiência do cliente. Entre os recursos do Pix para PDV da Matera, podemos destacar:
 

  •  Abrir contas digitais;
  •  Enviar e receber Pix;
  •  Enviar e receber TED/DOC;
  •  Emitir boletos e cartões;
  •  Solicitar cartões de débito ou pré-pago;
  •  Pagamentos via e-wallet;
  •  Transferências Peer To Peer (P2P);
  •  Usar o saldo para pagamentos, recargas, transferências e muito mais;
  •  Acessar uma timeline com saldo e extrato consolidado.

 
Incluir esses recursos dentro da própria estrutura de serviços gera uma cadeia de valor positiva para todos os envolvidos, permitindo que as empresas incorporem um modelo de negócios disruptivo.
 
A experiência da Matera no mercado financeiro impulsionou a criação de soluções inovadoras no segmento, visando otimizar processos e, ao mesmo tempo, gerar novas fontes de receita para as empresas.
 
Se você pretende modernizar seu modelo de negócios e agregar serviços financeiros de um jeito rápido, prático e seguro, fale com um de nossos especialistas e comece a operar sua fintech em tempo recorde!