Pular para o conteúdo

Transformando software houses em instituições de pagamento: conheça o Pix para PDV da Matera

A transformação de software houses em instituições de pagamento já é realidade. Se o seu software está presente nas frentes de caixa de diferentes estabelecimentos comerciais, está na hora de você conhecer o Pix para PDV da Matera e passar a lucrar com todas as transações via Pix realizadas por meio dele.

Trata-se de uma evolução necessária para as empresas se manterem atualizadas no atendimento aos novos hábitos de consumo. Além disso,  dadas as vantagens que essas empresas conquistam ao se tornarem instituições de pagamento, também é uma oportunidade lucrativa de crescimento e aumento da competitividade no mercado.

Mas, como é possível uma software house lucrar ao se tornar uma instituição de pagamento? Nosso objetivo com este artigo é exatamente te mostrar como isso pode ser feito.

Vamos explicar o que você deve fazer para não perder essa oportunidade de oferecer serviços e produtos financeiros personalizados aos seus clientes e ajudá-los a não ter que depender de processos burocráticos para ter acesso a serviços financeiros. Acompanhe e fique por dentro!

Como transformar uma software house em instituição de pagamento?

Através do Pix para PDV da Matera!

O Pix para PDV é um facilitador para que as software houses disponibilizem serviços e produtos  como instituições de pagamento, como por exemplo, Pix e conta digital para os seus clientes. A solução possui fácil integração com os softwares de automação comercial através de APIs, além de contar com boa experiência de conciliação que permite a exibição do extrato em um único lugar.

Com essa solução, a empresa de automação comercial não precisa criar do zero uma instituição de pagamento, podendo contar com a expertise do backoffice da Matera. Basta integrar o sistema já desenvolvido ao seu software e definir a melhor taxa  para cobrar dos estabelecimentos comerciais pelas transações realizadas.

De forma objetiva, podemos dizer que a sua software house será vista pelos seus clientes não apenas com essa função, mas também como uma instituição de pagamento na qual eles podem criar e manter suas contas. Com isso, você consegue estreitar ainda mais o relacionamento com esses estabelecimentos comerciais, influenciando diretamente na retenção de clientes.

Quais as vantagens de software houses se transformarem em instituições de pagamento?

Como já mencionado, existem inúmeras vantagens que software houses podem obter ao se transformar em instituições de pagamento. Confira as principais a seguir para ter certeza de que você deve investir agora mesmo nessa transformação!

1. Lucrar com as transações realizadas via Pix

Em um fluxo comum, as transações passam por diversos intermediários, que também influenciam nas taxas. Ao se tornar uma instituição de pagamento, a sua software house não precisa mais passar por este processo, ajudando na desintermediação dos fluxos financeiros. Se antes os seus clientes - as lojas - utilizavam os grandes bancos, maquininhas e toda uma cadeia para receber os valores de seus produtos, agora apenas com uma conta digital é possível receber as transações. Isso gera, inclusive, desburocratização.

Neste cenário e pensando nos pagamentos via Pix, você absorve as taxas das transações. Assim, todo pagamento feito através de Pix pelo seu software será revertido em lucro para a sua empresa.

Isso significa que, além do valor que a sua empresa já recebe pelo licenciamento do seu software, também poderá ganhar com todas as transações realizadas pelos seus clientes.

2. Aproveitar os benefícios do Pix

Ao se tornarem instituições de pagamento, as software houses podem oferecer inúmeros benefícios do Pix também para os estabelecimentos comerciais.

Sendo assim, não é somente a sua software house  que ganha ao oferecer Pix para as lojas. Elas também são amplamente beneficiadas ao aceitar pagamentos via Pix, com vantagens como a retenção de clientes, redução de filas, dinheiro disponível na hora sem a necessidade de antecipação e segurança e economia por reduzir o volume de dinheiro físico no caixa. 

Por exemplo, os estabelecimentos comerciais precisam fazer pagamentos para fornecedores e funcionários. Tendo uma conta digital fornecida pela sua empresa, eles conseguem realizar esses pagamentos de maneira instantânea (as transações via Pix são feitas em até 10 segundos) e com tarifas bem menores em relação a transferências bancárias, como TED e DOC.

3. Reduzir ou até mesmo eliminar gastos com intermediários

Com o Pix, é possível diminuir ou até eliminar o número de intermediários nos pagamentos efetuados através do seu software, tornando a transação mais barata.

Transformando-se em instituições de pagamentos, as software houses podem atuar de igual para igual em relação a grandes empresas do setor financeiro, oferecendo esse tipo de serviço, sem precisar investir na criação de uma fintech do zero.

A sua empresa ganha a capacidade de integrar o Pix ao sistema de frente de caixa, podendo gerar QR Codes de maneira nativa e sendo detentora da conta digital dos estabelecimentos comerciais que são seus clientes.

Ao extinguir os intermediários nas transações, as taxas são menores para os estabelecimentos comerciais e a sua empresa ganha duas vezes: com a licença do software e com o valor cobrado pelas transações. 

Esses foram alguns dos exemplos que trouxemos sobre como software houses que se transformam em instituições de pagamento podem obter benefícios. Quer saber mais sobre como funciona o Pix para PDV? Confira um exemplo prático clicando aqui!