Image without alt
Return to all cases

Alesta

20 of May of 2024

A Alesta, braço financeiro da CPFL, embarcou no mercado financeiro para ampliar os serviços de financiamento aos seus clientes.

Image without alt

Como a CPFL expandiu seu braço financeiro, a Alesta, com a Matera.

Do tradicional ao digital: a desburocratização e inovação de serviços

Com um processo totalmente digital, o empréstimo da Alesta é uma maneira simples, fácil e sem burocracia de quitar uma ou mais contas de energia, sem a necessidade de sair de casa.

Até 2023, além de atender a todas as distribuidoras, a Alesta deve incorporar mais opções de pagamentos para aumentar as alternativas aos clientes. Neste sentido, é uma oportunidade de uma empresa de um segmento tradicional aproveitar os benefícios da oferta de serviços e produtos financeiros, além da possibilidade de estreitar o relacionamento com seus clientes através de uma carteira de serviços fáceis e sem burocracia.

Com esta iniciativa, a Alesta pretende impactar o mercado de distribuição de energia com os mais de 10 milhões de clientes da CPFL, que atua em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. A CPFL é a segunda maior distribuidora em volume de energia vendida, com 14% de participação no mercado nacional.

Uma solução modular que se encaixa com as estratégias do seu negócio!

O desafio de criar uma fintech do zero é enorme, principalmente para uma empresa que até então não tinha relação com o mercado de produtos e serviços financeiros. Visto isso, surgiu a parceria entre a Alesta e Matera. Foi através dos módulos do Core Banking Matera que a CPFL expandiu com o seu braço financeiro.

Os módulos contratados seguiram a necessidade estratégica do modelo de negócio, aproveitando os produtos de Empréstimos para dar vida ao projeto. Além disso, diante das exigências regulatórias para o funcionamento de uma SCD (Sociedade de Crédito Direto), a Alesta também contratou o produto de Regulatórios Matera para atender a todas as regras do Banco Central.

Todo este projeto foi realizado em cima da infraestrutura de Cloud da AWS, o que proporcionou agilidade para a entrada em produção do projeto, e segurança para que a Alesta pudesse escalar suas operações sem se preocupar com a infraestrutura de tecnologia.

“Temos um grande desafio pela frente que é continuar inovando em serviços para ser competitivo neste mercado, por isso, até 2023, além de atender a todas as distribuidoras, a Alesta deve incorporar mais opções de pagamentos para aumentar as alternativas aos clientes”

Fernando Antonaglia, Diretor da Alesta.

Image without alt

Transforme o seu negócio com a Matera!

Image without alt

Faça como a Alesta e aproveite as oportunidades do mercado, você não pode ficar fora dessa! Para saber mais, mande um e-mail para contato:
contato@matera.com