Pular para o conteúdo

Como receber Pix em estabelecimentos comerciais?

O Pix veio para ficar. Estabelecimentos comerciais que se adaptam a essa nova modalidade de pagamento já veem resultados diante da concorrência. Por isso, saber o que está por trás da adesão a essa tecnologia e entender como receber Pix na sua loja é fundamental.

Gerenciado pelo Banco Central, o Pix, novo Sistema de Pagamentos Instantâneos brasileiro (SPI), é uma opção para transferir valores entre quaisquer contas de forma imediata. Com essa tecnologia, o objetivo do Banco Central passa a ser, principalmente, melhorar a competitividade no mercado financeiro e reduzir custos de operações. Vamos entender melhor sobre como funciona o Pix, antes de falar sobre como você pode implementá-lo na sua loja.
 
As transações via Pix são instantâneas. Cada pessoa ou empresa que se cadastra no Pix (via aplicativo ou site de instituições financeiras) pode ou não definir uma chave (número aleatório, e-mail, número do telefone, CPF no caso de pessoa física ou CNPJ no caso de pessoa jurídica), que ficará vinculada aos dados bancários a ela atribuídos. 

Em apenas 10 segundos, em qualquer dia da semana, a qualquer hora, a operação pode ser feita via aplicativo ou site do banco correspondente. 

Essa chave é como se fosse um “código” para a conta e busca facilitar as transações, desburocratizando o processo, de modo a evitar que os usuários precisem repassar todos os seus dados. Informando somente um número de celular, por exemplo, já é possível transferir valores via Pix. No entanto, também é possível fazer transações por este meio de pagamento sem cadastrar chaves. Basta acessar a área de Pix do seu aplicativo de internet banking e inserir diretamente os dados da conta na área indicada.

O que é preciso, então, para aderir a essa praticidade na sua loja? Continue a leitura para descobrir. 

Como receber Pix no seu estabelecimento

Já existem tecnologias que possibilitam o pagamento por Pix nos softwares de frente de caixa. Então, é possível buscar por uma solução de automação comercial que já ofereça essa inovação ou pedir para o seu fornecedor incorporar esse novo meio de pagamento. 

É interessante pensar em instalar um modem de wifi, por exemplo, e oferecer a opção de conexão com a internet aos clientes. Assim, você evita que haja qualquer limitação na hora do pagamento. Por enquanto, as operações precisam ser feitas online, porém, há projeções para que o Pix possa operar offline em breve.  

Viu só como é fácil? Diante de tanta praticidade e dos vários benefícios, não há motivos para deixar o Pix de fora das opções de pagamento da sua loja. Então, não espere mais: ofereça essa facilidade de pagamento para o seu cliente, tenha acesso mais rápido ao dinheiro, otimize seus gastos com taxas e mantenha-se em vantagem diante da concorrência

Conheça agora um pouco mais sobre as vantagens do Pix para o comércio.

Receber Pix gera vantagens para quem compra e para quem vende. Diante de todas as opções de pagamento disponíveis hoje no mercado, podemos dizer que o Pix sai na frente por alguns motivos.

A agilidade é o ponto de maior destaque para as lojas. Afinal, a possibilidade do seu estabelecimento comercial ter acesso ao dinheiro na hora é um grande diferencial frente aos meios convencionais de pagamento, como cartões de débito e crédito. Listamos ainda diversos outros benefícios:

  • Menores taxas;
  • Fluxo de caixa (sangria de caixa);
  • Controle de estoque e loja;
  • Evita a necessidade de antecipação de recebíveis - o dinheiro fica disponível na hora
  • Praticidade no pagamento; 
  • Segurança oferecida pela criptografia das operações.

Além de tudo isso, uma vantagem muito importante de saber mais sobre como receber Pix é a possibilidade de obter um lucro maior na sua loja.

No caso de pessoa física, não há cobrança de taxa para as transações via Pix. Já para microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas jurídicas de outros portes, as taxas são menores e negociáveis com a software house

A segurança é um ponto muito questionado  quando falamos em operações financeiras que envolvem o uso da internet. Com o Pix não poderia ser diferente, principalmente, porque o maior número de operações ocorre via smartphone. 

Afinal, o Pix é seguro?

A resposta é: sim. É claro que, como em qualquer outra operação com dinheiro, alguns cuidados são imprescindíveis também nestes casos para não cair em fraudes. Preste atenção sempre, pois o Pix não é um produto independente e nenhuma comunicação é feita sem envolver a sua instituição financeira.

Vale afirmar ainda que a chave Pix é criptografada, assim como todos os mecanismos envolvidos nas operações realizadas para consolidar os pagamentos instantâneos. Isso significa que, assim como os dados das transações realizadas, será mantida em sigilo. 

A nova modalidade de transações é uma funcionalidade, um serviço oferecido que deve ser acessado sempre por meio de aplicativos ou sites oficiais das instituições e com permissão dada pela sua senha. Deve-se evitar, portanto, links suspeitos. Não compartilhe suas informações sem ter a certeza de estar em contato com canais oficiais da instituição correspondente aos seus dados

Agora que você se informou sobre as vantagens e sabe que o Pix é um meio seguro de pagamento, chegou a hora de colocar tudo isso em prática na sua loja. Para se aprofundar no assunto, entenda como pagamentos instantâneos e open banking irão revolucionar o mercado e fique ainda mais à frente!