Pular para o conteúdo

O que é Banking as a Service e como usá-lo a favor do seu negócio

Os serviços sob demanda estão em alta na economia. Seja para o consumidor final, como no caso do Uber e Airbnb, ou para empresas, por meio de modelos como o de Software as a Service (SaaS), esse formato vem crescendo nos últimos anos. No caso do mercado financeiro não é diferente. Então se você quer embarcar nessa tendência, continue lendo e entenda o que é Banking as a Service (BaaS). 

Mas antes, é importante contextualizar esse tipo de serviço. O BaaS está se desenvolvendo em um momento de muitas mudanças no setor financeiro. Novas instituições estão surgindo e as mudanças na legislação, que passaram a contemplar as instituições de pagamento, abriram portas para esses negócios. Da mesma forma, a população está procurando, cada vez mais, os serviços dessas empresas. 

Em 2020, o número de pessoas adultas que utilizam produtos ou serviços de fintechs no Brasil subiu de 25% para 55%, de acordo com uma pesquisa da Mindminers. Isso mostra uma mudança no comportamento dos consumidores e prova a importância de investir nesse mercado no momento. Mas nem todas as empresas possuem a mesma infraestrutura para atuar no setor. Por isso, surgiu o modelo de Banking as a Service, que você vai entender a seguir. 

O que é Banking as a Service?

Banking as a Service é um modelo de negócio que oportuniza qualquer empresa a operar como uma fintech, oferecendo serviços financeiros para seus clientes, mas sem precisar se transformar em uma instituição financeira para isso.

No modelo de BaaS, uma empresa contrata uma solução white label para montar sua própria instituição de pagamento. O provedor da solução, por sua vez, assume a burocracia, garante a segurança e mantém a relação com o Banco Central da nova instituição. 

Enquanto isso, aquela que contratou o BaaS pode oferecer os serviços que preferir. Tudo com a sua própria identidade, marca e taxas personalizadas. 

Como funciona o BaaS?

O modelo de Banking as a Service funciona por meio de APIs, que permitem a extensão da tecnologia da incubadora contratada e seu core bancário às demais empresas que querem operar no mercado. Essa estrutura está disponível na nuvem, assim não exige servidores instalados in loco.  

Também se trata de uma solução white label, que pode ser personalizada de maneira simples. Isso permite à empresa contratante do serviço começar a atuar sem precisar construir sua própria estrutura do zero, o que agiliza bastante o início das operações e diminui os gastos iniciais. 
Ao mesmo tempo, é possível utilizar a marca que preferir e personalizar os serviços oferecidos, o que amplia as possibilidades de atuação. 

Quais as vantagens do Banking as a Service?

Segurança

Com o BaaS, seu negócio tem mais credibilidade para atuar no mercado financeiro, já que toda a infraestrutura de segurança é garantida por uma outra instituição, que já possui experiência no setor. 

Flexibilidade

Por funcionar no formato white label, o Banking as a Service oferece flexibilidade para que sua empresa desenvolva o modelo de negócio que melhor se encaixa em suas necessidades. Além disso, a tecnologia na nuvem permite um crescimento escalável, que acompanha sua organização em todas as etapas.

Baixo custo

Um dos principais atrativos do BaaS é o baixo custo para operação, se comparado com a abertura de uma fintech do zero. Com essa tecnologia, sua empresa conta com tecnologia de ponta e uma equipe já experiente, sem precisar formar um grande time interno, nem investir no back office. 

Fluxo de pagamentos mais simples

Para as empresas de PDV, em especial, o Banking as a Service é uma ótima chance de reduzir o número de intermediários nos pagamentos integrados ao sistema. Com o Banking as a Service, seu negócio pode manter os valores que circulam em seu próprio ecossistema e oferecer mais vantagens para os clientes.

Como adotar o BaaS na minha empresa?

Outra vantagem do Banking as a Service é a facilidade de aderir. Basta procurar uma empresa especializada em soluções financeiras, como a Matera. Essa instituição vai abrir sua tecnologia e oferecer um time de suporte, que vai ajudar seu negócio a personalizar a plataforma conforme as suas necessidades. 

Com a Matera, é possível começar a operar sua fintech em menos de duas semanas.