Pular para o conteúdo

Melhores meios de pagamento online: como usar o Pix para PDV?

Diante de todas as transformações que o mercado financeiro passou nas últimas décadas, muitas empresas de PDV se perguntam quais são os melhores meios de pagamento online e como oferecê-los a seus clientes.

A dúvida é compreensível. Principalmente a partir de 2013, quando o Banco Central regulamentou novos arranjos de pagamento no país e muitas empresas digitais começaram a atuar mais fortemente neste mercado.

As chamadas fintechs passaram a oferecer possibilidades para além dos meios tradicionais, como boleto, cartão e transferência, com os quais os PDVs estavam acostumados a trabalhar. 

Além disso, a chegada do Pix movimentou ainda mais o mercado. Afinal, todas as empresas que atuam com frente de caixa precisaram adaptar seus programas à nova tecnologia para poderem aderir

Mas o que esse meio de pagamento significa para os PDVs? E, mais importante, como as empresas de PDV podem usar o Pix a seu favor? Com a solução Pix para PDV, da Matera! Neste artigo, você vai entender melhor como aderir. Confira!

Quais são os melhores meios de pagamento online hoje?

Os meios de pagamento online permitem transações na internet.  Empresas que atuam nesse segmento começaram a crescer bastante com a popularização do ecommerce e as novas políticas do Banco Central, que buscavam aumentar a competitividade no mercado brasileiro. 

Em 2020, a pandemia também fez com que cada vez mais pessoas buscassem formas alternativas de pagamento, que exigissem menos contato interpessoal e pudessem ser feitas de forma digital.

Confira a seguir quais os melhores meios de pagamento online e como se organizam as estruturas que possibilitam a sua aplicação. 

Intermediários

Subadquirentes e gateways

As subadquirentes e os gateways de pagamento são ferramentas que intermediam a relação entre vendedores e instituições financeiras. No caso dos pagamentos em cartão, por exemplo, essas empresas funcionam de maneira parecida com as maquininhas. 

Elas enviam os dados do cliente para os demais intermediários, como adquirentes, bandeiras e emissores, para depois receberem a confirmação do pagamento e informarem ao lojista. Tratam-se de formas seguras e relativamente rápidas de receber valores

O problema, porém, é que essas instituições cobram altas taxas pelas transações, já que são mais uma etapa no processo de pagamento, no qual cada participante cobra seus próprios valores.

Melhores meios de pagamento online

Meios de pagamento tradicionais

Além disso, também existem ainda os meios de pagamento tradicionais, como boletos e transferências bancárias por TED e DOC, que podem ser uma opção para empresas digitais. 

Contudo, essas opções também possuem custo para empresas e consumidores, são pouco práticas dada a dependência de instituição financeira e horários, e podem demorar a cair na conta. Principalmente no caso do boleto, que costuma demorar até três dias úteis para ser compensado. 

Pix

A boa notícia é que o Pix passou a operar em 2020 e surgiu como um dos melhores meios de pagamento online para empresas e clientes. Gratuito para pessoas físicas e extremamente barato para pessoas jurídicas, o Pix é uma forma de digitalizar e desintermediar as transações.

Além disso, a rapidez das transferências facilita a vida das empresas, assim como os códigos QR que podem ser utilizados pelos estabelecimentos comerciais para fazer cobranças de maneira simples. De forma resumida, o Pix soluciona os problemas dos demais meios de pagamento e pode até substituir boa parte deles, tanto nas vendas online quanto físicas.  

Como o PDV pode utilizar o Pix?

Mas então, como o PDV pode aproveitar todas essas vantagens de um dos melhores meios de pagamento online? Uma das alternativas mais práticas e seguras do mercado é a solução Pix para PDV oferecida pela Matera.

Com essa tecnologia, sua empresa pode se tornar uma fintech e integrar o PDV ao Pix  por meio das sua própria conta, sem precisar de bancos externos, Além disso, pode oferecer serviços financeiros para seus clientes e todo seu ecossistema. 

Esse tipo de atuação permite que negócios de diferentes segmentos atuem também no mercado financeiro se transformando em fintechs e operando transações financeiras. Para levar essa realidade ao seu PDV, você integra seu sistema à infraestrutura da Matera, por meio de APIs, e acessa toda nossa tecnologia para contar com a sua própria fintech. 

Assim, os valores processados pelo PDV ficam no próprio ecossistema da sua empresa e o seu negócio pode passar a lucrar duas vezes: com a licença do software e com as taxas cobradas pelas transações realizadas por todos os estabelecimentos comerciais que são seus clientes. Além disso, você aumenta seu portfólio de serviços oferecidos, fideliza seus clientes e ainda eleva o valor de mercado da sua empresa. 

Veja os detalhes dessa solução e saiba como podemos revolucionar seu negócio!